A perspectiva fenomenológico-existencial na compreensão das técnicas projetivas no psicodiagnóstico infantil

  • Marcos Alberto Taddeo Cipullo Universidade Federal de São Paulo
  • Débora Cândido de Azevedo Universidade Paulista - UNIP
Palavras-chave: Técnicas Projetivas, Desenho da Casa-Árvore-Pessoa, Testes Psicológicos, Psicodiagnóstico, Psicologia Fenomenológico-Existencial

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a possibilidade de um olhar fenomenológico-existencial aos testes projetivos, amplamente usados como instrumentos de avaliação psicológica e psicodiagnóstico. Inicialmente, o conceito de projeção é mapeado em suas diversas definições, começando pela concepção psicanalítica (que, classicamente, é entendida como “a oficial” e dá suporte às leituras e interpretações dos resultados obtidos com base no traçado e nas histórias contadas pelo testando). Em seguida, serão mostradas outras perspectivas do termo, com base na visão de autores do âmbito da fenomenologia existencial, como Sartre e Merleau-Ponty. Ao longo do texto, serão feitas algumas propostas de entendimento das provas gráficas com uma metodologia fenomenológico-existencial (como exemplo, a maiêutica socrática), que não trabalha com base em critérios prévios de análise, mas entende a fundamental participação do sujeito na “doação de significados” e na devolutiva dos resultados, momento em que a análise se completa.

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Biografia do Autor

Marcos Alberto Taddeo Cipullo, Universidade Federal de São Paulo

Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista.

Membro do Departamento de Educação, Saúde e Sociedade

Vice-Presidente da Sociedade  de Estudos e  Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)

Psicólogo e músico

Débora Cândido de Azevedo, Universidade Paulista - UNIP

Psicolóloga, e Mestre em Educação pela Universidade Paulista (1997).

Professora do curso de Psicologia da Universidade Paulista - UNIP

Membro da Sociedade  de Estudos e  Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)

Publicado
21-12-2018
Seção
Artigos / Articles / Artículos