Análise das queixas escolares considerando o processo de triagem: um estudo em Clínicas-Escola de Psicologia.Análise das queixas escolares considerando o processo de triagem: um estudo em Clínicas-Escola de Psicologia

  • Lorena de Almeida Cavalcante Universidade Federal da Paraíba/Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGPS)
  • Fabíola de Sousa Braz Aquino Universidade Federal da Paraíba/Centro de Ciências Humanas e Letras/Departamento de Psicologia.
Palavras-chave: Psicologia Escolar, queixa escolar, Clínicas-Escola

Resumo

O encaminhamento de alunos com queixas escolares a espaços clínicos ou de saúde reflete incompreensão na avaliação de profissionais da escola, que atribuem a causa destas queixas aos escolares ou a suas famílias. Assim, considerou-se pertinente investigar os encaminhamentos de queixas escolares a duas Clínicas-Escola de Psicologia. Para tanto, foram analisadas 3138 fichas de triagem e verificou-se que as queixas escolares consistiram na quarta demanda mais endereçada às Clínicas-Escola, geralmente encaminhadas por familiares ou agentes escolares, inclusive o psicólogo escolar. Questiona-se o fato de queixas escolares serem encaminhadas às Clínicas-Escola, quando deveriam compor uma das ações do psicólogo escolar. Sugere-se uma reestruturação das modalidades de encaminhamento e atendimento a queixas escolares, bem como a reformulação das fichas de triagem, na perspectiva de reverter ações que fortaleçam o paradigma clínico e adaptacionista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorena de Almeida Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba/Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGPS)
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba (PPGPS-UFPB).
Fabíola de Sousa Braz Aquino, Universidade Federal da Paraíba/Centro de Ciências Humanas e Letras/Departamento de Psicologia.
Professora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGPS) da Universidade Federal da Paraíba/Centro de Ciências Humanas e Letras/Departamento de Psicologia.
Publicado
21-12-2018
Seção
Artigos / Articles / Artículos