Os profissionais do Disque 100: afetos decorrentes do atendimento a denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes

  • Vinicius Novais Gonçalves de Andrade Faculdade Alfredo Nasser - UNIFAN
  • Sônia Margarida Gomes Sousa Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Palavras-chave: Psicologia Sócio-Histórica, Disque 100, Afetos

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma análise dos afetos vividos por teleatendentes, monitores e escuta especializada de um serviço de recebimento de denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Trata-se de pesquisa delineada qualitativamente, fundamentada nos pressupostos da Psicologia sócio-histórica de Vygotsky, da qual participaram 9 sujeitos, entre eles teleatendentes, monitores e escuta especializada. Foram realizadas entrevistas mediante roteiro de temas e perguntas, sistematizadas e analisadas com base na metodologia de núcleos de significação. Os resultados mostram que o atendimento às denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes possibilita contato com os seguintes afetos: raiva/revolta/ódio; nojo; tristeza/sofrimento; frustração/impotência; angústia/adoecimento; humanização e satisfação/felicidade. Vivenciar esses afetos depende, em grande parte, daquele que acessa o serviço: a criança ou a pessoa que abusou.

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Biografia do Autor

Vinicius Novais Gonçalves de Andrade, Faculdade Alfredo Nasser - UNIFAN

Pós Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da PUC Goiás. Bolsista CAPES de doutorado.

Sônia Margarida Gomes Sousa, Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Doutora em Psicologia Social pela PUC São Paulo, professora titular do Departamento de Psicologia da PUC Goiás.
Publicado
21-12-2018
Seção
Artigos / Articles / Artículos