Juventude e projeto de vida: trajetórias na pesquisa acadêmica brasileira

  • Erika de Sousa Mendonça Universidade de Pernambuco e Universidade Federal de Pernambuco
  • Renata Paula dos Santos Moura Universidade Federal de Pernambuco
  • Stellamary Brandão Rodrigues Gaia Universidade Federal de Pernambuco
  • Jaileila de Araújo Menezes Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Juventude, Projeto de vida, Estado da arte.

Resumo

Objetiva-se refletir o campo-tema juventude e projeto de vida, com base em publicações científicas brasileiras da última década, localizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e em revistas de referência nas áreas de Psicologia, Educação e Ciências Sociais. Identificaram-se objetivos, referenciais teóricos, metodologia e prevalências de instituições, áreas de conhecimento e período de publicação. Em sintonia com as pesquisas de estado da arte, construiu-se um quadro panorâmico que destaca temas como educação, políticas públicas, violência, pobreza e participação em projetos sociais, em estudos e pesquisas que utilizaram multimétodos com enfoques qualitativos e realizados com maior ênfase a partir de 2006. Uma interlocução com conjunturas político-econômicas e sociais do período de 2002 a 2012 indicam maior problematização da juventude a partir de 2005, embora, nos estudos acadêmicos, a referência preponderante seja ao jovem como objeto de estudo, isentando-se da reflexão política sobre a juventude.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erika de Sousa Mendonça, Universidade de Pernambuco e Universidade Federal de Pernambuco

Professora adjunta do Curso de Psicologia da Universidade de Pernambuco

Doutora em Psicologia pelo Progama de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco

Renata Paula dos Santos Moura, Universidade Federal de Pernambuco
Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco
Stellamary Brandão Rodrigues Gaia, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada pelo Departamento de Educação da Universidade Federal de Pernambuco

Jaileila de Araújo Menezes, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Adjunta do  Centro de Educação e do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco

Publicado
21-12-2018
Seção
Artigos / Articles / Artículos