Estudo sobre o estado da arte de um Programa de Pós-graduação em Psicologia

  • Silvia Maria Cintra da Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Fabiana Marques Barbosa Universidade Federal de Uberlândia
  • Luciana Guimarães Pedro Universidade Federal de Uberlândia
  • Victor Carvalho Muniz Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave: Estado da arte. Pesquisa. Produção acadêmica. Psicologia escolar e educacional.

Resumo

Foi realizado um levantamento do tipo “estado da arte” nas dissertaçõespublicadas entre 2005 e 2010, no Programa de Pós-Graduaçãoem Psicologia Aplicada – Mestrado, na Universidade Federal deUberlândia (UFU), do eixo Psicologia do desenvolvimento humanoe da aprendizagem, elaborando um panorama a respeito das pesquisasrealizadas em termos de temáticas, palavras-chave, metodologia e autoresreferenciados. Das 132 dissertações defendidas, 24 eram desse eixo.A maioria dos trabalhos tratava de temas ligados à Psicologia escolare educacional, assim como as palavras-chave. Há uma hegemonia dateoria histórico-cultural e da metodologia qualitativa de pesquisa.Verificou-se uma contradição entre os títulos e o conteúdo reveladonas palavras-chave; nomes clássicos da Psicologia do desenvolvimentoe da aprendizagem foram privilegiados, em detrimento daqueles da áreada Psicologia escolar e educacional. A produção se mostra atualizadaperante as demandas sociais; embora a maioria dos trabalhos tenhafeito referência à Psicologia escolar e educacional e não à Psicologia dodesenvolvimento humano e da aprendizagem, como consta do título doeixo.

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Biografia do Autor

Silvia Maria Cintra da Silva, Universidade Federal de Uberlândia
Docente do Instituto de Psicologia
Fabiana Marques Barbosa, Universidade Federal de Uberlândia
Mestranda no Programa de Psicologia Aplicada
Luciana Guimarães Pedro, Universidade Federal de Uberlândia
Mestranda no Programa de Psicologia Aplicada
Victor Carvalho Muniz, Universidade Federal de Uberlândia
Mestrando no Programa de Psicologia Aplicada
Publicado
04-05-2015
Seção
Artigos / Articles / Artículos