Perspectivas da direção do tratamento em psicanálise para a clínica-escola de uma faculdade de Psicologia

  • Luís Flávio Silva Couto PUC Minas - Programa de Pós-graduação em Psicologia
  • Fábio Santos Bispo UFMG
  • Maíra Barroso Leo PUC Minas
Palavras-chave: Psicanálise em extensão, Psicanálise em intensão, clínica-escola, supervisão.

Resumo

O presente relato apresenta duas diferentes perspectivas de direção clínica para o atendimento em psicanálise de orientação lacaniana em uma clínica-escola de Psicologia. A primeira parte ilustra uma direção baseada na Psicanálise em intensão, regida pelas condições sugeridas por Freud. Como o paciente muito raramente começa efetivamente uma psicanálise, considera-se satisfatório finalizar o processo com um primeiro discernimento da posição do sujeito no real, que pode propiciar uma retificação subjetiva. O outro relato ilustra uma possibilidade de orientação baseada no que Lacan chama de Psicanálise em extensão. Essa direção é uma praxis de Psicanálise aplicada à terapêutica, cujo final tem como perspectiva a circunscrição do gozo como um acontecimento que fecha um ciclo de trabalho, tal como proposto na conversação clinica com Jacques-Alain Miller em Barcelona em 2005.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Flávio Silva Couto, PUC Minas - Programa de Pós-graduação em Psicologia
possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e pós-doutorado em Psicanálise pela Université Paris 8. Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, tendo se aposentado em março de 2009 da Universidade Federal de Minas Gerais, na qualidade de professor associado II. Parecerista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Revista Psicologia Ciência e Profissão, e dos Estudos de Psicologia da UFRN. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, Freud, Lacan e filosofia. Membro da Associação Mundial de Psicálise (AMP) e da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP)
Fábio Santos Bispo, UFMG
Psicólogo, Mestre em Psicologia pela UFMG, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG, psicólogo da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) e professor da Faculdade Pitágoras (Belo Horizonte).
Maíra Barroso Leo, PUC Minas
Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) Unidade Coração Eucarístico.
Publicado
04-05-2015
Seção
Artigos / Articles / Artículos