A escola e a semiliberdade: a importância do diálogo

  • Jacqueline de Oliveira Moreira PUC Minas
  • Paula Melgaço PUC Minas
  • Bruna Simões de Albuquerque
  • Bianca Ferreira Rocha Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Carolina Ferreira Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: semiliberdade, medida socioeducativa, adolescência, educação, professor.

Resumo

A relação do adolescente autor de ato infracional com o espaço escolar é otema central deste artigo. Procurou-se refletir sobre o eixo da escolarização namedida socioeducativa de semiliberdade, levando em conta as peculiaridadesde tal medida no que concerne aos impasses vividos com a escola. Para isso,realizou-se uma análise tanto da evasão escolar dos adolescentes, destacandosea função da escola em suas vidas e as dificuldades de permanecer no espaçoescolar, quanto dos problemas enfrentados por professores na inserção dessesalunos. Entender os desafios da escolarização na medida de semiliberdadecontribui para uma compreensão ampliada dos impasses na educação hoje,visto que isso demanda uma pesquisa que contemple os jovens e sua relaçãoconflituosa com a escola, a dificuldade dos educadores com a transmissão ea resistência das instituições. Finalmente, sugerem-se saídas para o trabalhoda semiliberdade com base no entendimento da escola como lugar de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline de Oliveira Moreira, PUC Minas
Doutora em Psicologia Clinica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) com foco em estudos sobre o problema da alteridade na teoria freudiana. Realizou um estágio Pós-Doutoral na Faculdade Jesuíta de Teologia e Filosofia (2007), estudando, com Ulpiano Vazquez, o problema da subjetividade e alteridade em Lévinas. Mestre me filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e graduada em psicologia pela UFMG (1992). Atualmente é professora adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, integrando o corpo docente do mestrado e doutorado em Psicologia desta instituição. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC (2008-2011). Elaborou e implantou o projeto do doutorado em psicologia da PUC Minas. Tem colaborado como consultora de vários periódicos e na comissão cientifica de diversos congressos. Tem experiência na área de Psicologia clinica, com ênfase na teoria freudiana. É coordenadora do projeto de implementação do laboratório da saúde e inclusão social da Biblioteca do Futuro aprovado com verba no Finep (ref. 1565/10). Atua nas disciplinas que promovem uma discussão dos fundamentos da psicologia como Fundamentos da Clinica, Psicologia da Personalidade e Ética. Trabalha com pesquisa buscando promover um diálogo entre os problemas psicossociais atuais e as teorias psicológicas, em especial a teoria freudiana, concentrando nos seguintes temas: modos de subjetivação e pós-modernidade, processos psicossociais, o problema da alteridade, sofrimento psíquico e pós-modernidade, violência e juventude e, ainda, velhice bem-sucedida. Trabalha, ainda, com pesquisa de cunho totalmente teórico como, por exemplo, a relação entre Freud, Frankl e a filosofia e com pesquisas que promovem o diálogo com a área da saúde pública. É membro do GT Dispositivos Clínicos em Saúde Mental. Idealizou e promoveu o 1º encontro dos pesquisadores deste GT com psicólogos da rede publica da grande BH. Organizadora de livros que trabalha com temas como: Inclusão e Exclusão do Hanseniano, Metodologias de pesquisa em psicanálise, Violência e contemporaneidade, a escuta psicanalítica na assistência social, saúde mental e defesa social. Bolsista Produtividade PQ2 do Cnpq.
Paula Melgaço, PUC Minas

Mestranda pela PUC/MG, Bolsista Capes

Psicóloga, Especialista em Psicanálise com crianças e adolescentes,.

Bruna Simões de Albuquerque

Mestre em Psicologia - Psicopatologia e Estudos Psicanalíticos

Université de Strasbourg, França

Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Medicina

Grupo de Pesquisa "Subjetividade e Cultura"
Publicado
07-04-2016
Seção
Artigos / Articles / Artículos