Revisão sistemática de estudos sobre os aspectos escolares relacionados ao cometimento de delitos

  • Jorge Luiz da Silva Universidade de São Paulo
  • Marina Rezende Bazon Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Adolescente em conflito com a lei, educação, escola, revisão de literatura

Resumo

Trata-se de uma revisão sistemática da literatura nacional e internacional
norteada pelo objetivo de investigar a relação entre escolarização e conduta
infracional na adolescência. Foram consultadas duas bases de dados (Web
of Science e LILACS) e a biblioteca Scielo, no período de 2009 a 2013. Os
resultados oriundos da análise dos 25 artigos recuperados foram sintetizados
em cinco categorias temáticas e evidenciaram a complexidade da interface
existente entre os temas investigados, denotando a existência de uma
natureza sequencial e complementar entre as trajetórias de desenvolvimento
pessoal, social e escolar relacionadas à conduta infracional. Como ficou
evidenciado que uma experiência escolar negativa se configura como um
marco importante para a entrada ou para o agravamento da conduta delituosa
na adolescência. Ressalta-se a necessidade de realização de mais estudos no
contexto nacional, em razão da escassez de produções desenvolvidas acerca
dessa temática no contexto sociocultural brasileiro.

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Biografia do Autor

Jorge Luiz da Silva, Universidade de São Paulo
Psicólogo. Mestre em Psicologia. Doutorando em Saúde Publica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP).
Marina Rezende Bazon, Universidade de São Paulo
Doutora em Psicologia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP).
Publicado
11-04-2015
Seção
Artigos / Articles / Artículos