Mediação parental do uso da internet pelas crianças

  • Simone Maidel Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mauro Luis Vieira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Palavras-chave: Crianças, Internet, Mediação Parental, Crenças Parentais

Resumo

Investigou-se a mediação parental de pais universitários brasileiros (n=50)
para guiar o uso da internet pelos filhos de 7 a 12 anos, partindo da hipótese
de que as crenças relacionadas a esse uso interferem no tipo de mediação
adotada. Um questionário fechado foi aplicado, e os resultados indicam
que os respondentes, em média com 28 anos (± 8.58), recorrem a um tipo
de mediação mista, caracterizado tanto pela estipulação de regras quanto
pela supervisão, conversa e acompanhamento das atividades do filho na
internet, embora demonstrem preferência pelo uso da mediação ativa e do
uso acompanhado. Verificou-se que pais que mais conversam e orientam
também aplicam mais regras para o uso da internet pelos filhos, entretanto
as crenças parecem não afetar o tipo de mediação utilizada. Tal resultado
precisa ser relativizado, uma vez que se trata de um estudo-piloto, mas
aponta para necessidade de mais estudos sobre o tema.

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Biografia do Autor

Simone Maidel, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga, mestre em Neurociências e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento Infantil (NEPeDI/UFSC) e pesquisadora do grupo de estudo Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas (UNIDAVI).

Mauro Luis Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Professor do Departamento de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado na Dalhousie University em Halifax (Canadá). Trabalha na linha de pesquisa sobre cuidados parentais e desenvolvimento infantil no Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFSC. Coordena o Núcleo de Estudo e Pesquisas sobre Desenvolvimento Infantil (NEPeDI/UFSC).
Publicado
11-04-2015
Seção
Artigos / Articles / Artículos