A escola e o adolescente hoje: considerações a partir da psicanálise

  • ELIANA OLIMPIO Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • CRISTINA MOREIRA MARCOS Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Palavras-chave: Adolescência, educação, psicanálise, atualidade.

Resumo

Nas últimas décadas, no Brasil, muito se tem falado sobre dificuldades relacionadas aos adolescentes e à escola. A escola tem sido palco de depredações, manifestação de comportamento hostil entre professores e alunos, o que leva a elevados índices de evasão escolar, baixo rendimento acadêmico, desmotivação para os estudos e outras consequências. O adolescente é chamado a atender a muitas demandas: do corpo em transformação; amorosas e sexuais; acadêmicas; sociais em função dos papéis que se espera que ele ocupe e outras. Por estar em processo de formação, o adolescente pode se apresentar frágil, passando a ser fonte de preocupação. Este artigo busca, através das contribuições da psicanálise, compreender as limitações dos professores, da escola e da sociedade, o contexto em que o adolescente está inserido e as relações que este estabelece com seus pares e com os professores com o objetivo de se pensar estratégias para a educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ELIANA OLIMPIO, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Psicóloga, Especialista em adolescência, Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas.

CRISTINA MOREIRA MARCOS, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Psicanalista, Doutora em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise pela Universidade de Paris 7, Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Puc Minas.

Publicado
13-07-2016
Seção
Artigos / Articles / Artículos