Projetos de vida na Pós-Modernidade: possibilidades e limites aos jovens

  • Heloísa Cristina Pereira Instituto Federal Minas Gerais - IFES - Campus Bambuí
  • Márcia Stengel PUC Minas
Palavras-chave: projeto de vida, adolescência, contemporaneidade

Resumo

Este artigo discute a temática projeto de vida, considerando a dimensão temporal e adolescência. Nesta fase este tema torna-se mais pertinente por haver uma exigência social de que os adolescentes definam caminhos em suas vidas. Discutimos o termo projeto e suas abrangências, explicando os sentidos atribuídos ao conceito. Trouxemos à tona os atravessamentos sofridos pelo mesmo em relação à dimensão temporal, explicitando o papel desta diante da visão do homem ao projetar-se. Levantamos questões vivenciadas atualmente pelos adolescentes, apontando fatores favorecedores e dificultosos do processo de construção dos projetos. Frente a um cenário de mudanças, marcado por incertezas e riscos que se encontram os adolescentes, cujo período de transição para a vida adulta não se encontra definido como outrora. O adolescente precisa criar planos de curto prazo e desenvolver estratégias para enfrentar essa realidade, que muda rapidamente, assim como elaborar respostas para conseguir saídas frente ao futuro imprevisível.

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Biografia do Autor

Heloísa Cristina Pereira, Instituto Federal Minas Gerais - IFES - Campus Bambuí
Mestre em Psicologia pela PUC Minas e Psicóloga do Instituto Federal Minas Gerais - IFES - Campus Bambuí
Márcia Stengel, PUC Minas
Doutora em Ciências Sociais pela UERJ, Mestre em Psicologia Social pela UFMG e Professora do Programa de Pós-graduação de Psicologia da PUC Minas
Publicado
13-07-2016
Seção
Artigos / Articles / Artículos