Considerações epistemológicas da perspectiva bioecológica do desenvolvimento humano sobre o envolvimento paterno

  • Rovana Kinas Bueno Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mauro Luís Vieira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Aparecida Crepaldi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Daniela Ribeiro Schneider Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: paternidade, bioecologia, epistemologia

Resumo

Para entender o ser humano, e mais especificamente o envolvimento paterno, se faz importante compreender o contexto em que o homem está inserido. Uma das teorias que auxilia nessa compreensão é a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, sobre a qual há inúmeras produções, mas poucas que discutem os aspectos epistemológicos da teoria. Objetiva-se realizar algumas considerações teóricas e epistemológicas da perspectiva Bioecológica, enfocando mais especificamente sua abordagem sobre o envolvimento paterno. Constatam-se poucas obras sobre o envolvimento paterno utilizando essa teoria. Verifica-se que a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano se revela útil na compreensão do envolvimento paterno, por ser uma teoria que abarca tanto os aspectos individuais do pai quanto aspectos mais amplos dos diversos contextos em que o mesmo está inserido. Além disso, constata-se que reflexões sobre os aspectos epistemológicos da Bioecologia, considerando como fenômeno de estudo o envolvimento paterno, contribuem na compreensão do referido fenômeno.

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Biografia do Autor

Rovana Kinas Bueno, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga, Especialista em Terapia Individual, Familiar e de Casal, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Mauro Luís Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia Experimental, Pós-doutor pela Dalhousie University (Halifax - Canadá) e Pós-Doutorando pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Maria Aparecida Crepaldi, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga, Especialização em Psicologia Clínica Infantil, Especialização em Psicodrama Terapêutico, Especialização em Terapia Familiar e de Casal, Mestre em Psicologia, Doutora em Saúde Mental, Pós-Doutora pela Université du Québec à Montréal e Pós-Doutora pelo Hospital de Clínicas de Ribeirão Preto (USP).

Daniela Ribeiro Schneider, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga, Mestre em Educação, Doutora em Psicologia Clínica, Pós-Doutora pela Universidade de Valencia.

Publicado
13-07-2016
Seção
Artigos / Articles / Artículos