Comportamento alimentar em adolescentes de Juiz de Fora

  • Leonardo de Sousa Fortes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria Elisa Caputo Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ana Carolina Soares Amaral Universidade Federal de Juiz de Fora
Palavras-chave: Comportamento alimentar, Transtornos alimentares, Adolescentes

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar o comportamento alimentar de
adolescentes de Juiz de Fora-MG, comparando-o de acordo com o sexo e
o estado nutricional. Participaram 322 adolescentes com idades entre 10
e 19 anos, de ambos os sexos. Utilizou-se o eating attitudes test (EAT-26)
para avaliar o comportamento alimentar. Aferiram-se o peso e a estatura
para calcular o índice de massa corporal (IMC). O estado nutricional foi
obtido pelos pontos de corte do IMC. Conduziu-se análise Manova para
comparar os três fatores do EAT-26 em razão do sexo e estado nutricional.
Os resultados demonstraram diferenças estatisticamente significativas nas
subescalas dieta e autocontrole oral (p<0,05) conforme o sexo. Ademais,
encontraram-se diferenças significativas nas subescalas dieta e bulimia
e preocupação com alimentos (p<0,05) segundo o estado nutricional.
Concluiu-se que o comportamento alimentar foi diferente entre os sexos e
grupos de estado nutricional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo de Sousa Fortes, Universidade Federal de Juiz de Fora
Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Univiersidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Organização e Administração da Recreação e do Lazer na Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Aspectos SocioCulturais do Movimento Humano na Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Ciência da Motricidade Humana e Aspectos Socioculturais do Movimento Humano atuando principalmente nos seguintes temas: natação, avaliação morfofuncional, treinamento desportivo, maturação biológica, transtornos alimentares e imagem corporal.
Maria Elisa Caputo Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora
Licenciada em EDUCAÇÃO FISICA pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1993) e Bacharel em SERVIÇO SOCIAL pela Faculdade de Serviço Social do Rio de Janeiro (1977).Especialista em Docência Universitária pela Universidade Castelo Branco (1995). Mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1998), e Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (1996). Doutorado (2006) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora adjunta na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Membro do corpo editorial das revistas: HU Revista (JF-MG), Revista da Educação Física da UEM (Maringá-PR), Revista Mineira de Educação Física (UFV- Viçosa-MG), Revista de Educação Física do Exército Brasileiro (RJ). Líder do Grupo de Pesquisa Corpo e Diversidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Orientadora Plena nos programas de Pós-Graduação Associado em Educação Física UFV-UFJF e em Psicologia ICH-UFJF, onde já concluiu a orientação de 10 Mestrados e 20 Iniciação Científica e Treinamento Profissional. Tem experiência na área de Educação Física (Movimento Humano), com ênfase em Estudos do Corpo, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem corporal, prevalência de satisfação ou insatisfação corporal em adolescentes, jovens e adultos atletas e não atletas, obesidade e envelhecimento.
Ana Carolina Soares Amaral, Universidade Federal de Juiz de Fora
Mestre em Educação Física (Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu da Universidade Federal de Juiz de Fora). Especialista em Organização e Administração da Recreação e do Lazer, pela UFJF. Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Membro do Grupo de Estudos Corpo e Diversidade, cadastrado no CNPQ. Professora de Educação Física do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Física do IFSudesteMG - Campus Barbacena.
Publicado
01-04-2016
Seção
Artigos / Articles / Artículos