(Re)criação do olhar: oficinas estéticas com crianças com deficiência visual

  • Laura Kemp Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andréa Vieira Zanella Universidade Federal de Santa Catarina
  • Adriano Henrique Nuernberg Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Deficiência visual, Arte, Relação estética

Resumo

A partir da apresentação de uma experiência de (re)criação do olhar mediada
por diferentes linguagens artísticas, este texto problematiza modos de (vi)
ver de crianças com deficiência visual. Consideramos o pesquisar como
acontecimento no encontro com pessoas; um processo dialógico que
possibilita o “pesquisarCOM”. Para tanto, desenvolvemos uma oficina
estética que foi registrada por meio de filmagens, fotografias e registros em
diário de campo, e constituem o conjunto de informações analisadas. Os
resultados permitiram constatar que a deficiência visual possibilita à pessoa
ver com os olhos dos outros e com todo o corpo, levando-a a usar, para a
construção de imagens intrapsicológicas e fotográficas, a linguagem verbal, a
imaginação, a emoção, juntamente com outros processos psicológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Kemp, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestrado em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSC

Bolsista do Programa de Fomento à Pós-Graduação da CAPES

Andréa Vieira Zanella, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Psicologia Educacional pela Pontifícia Universidade

Católica de São Paulo (PUC-SP)

Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSC

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq

Adriano Henrique Nuernberg, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC

Professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSC

Publicado
01-04-2016
Seção
Artigos / Articles / Artículos