Cenários de aprendizagem e noções de saúde: a percepção dos estudantes de Psicologia sobre sua formação

  • Daniele Rodrigues Souza Carmona Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
  • Cássia Beatriz Batista Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Palavras-chave: Formação em saúde, Curso de psicologia, Cenários de aprendizagem, Noções de saúde.

Resumo

O estudo, desenvolvido no curso de Psicologia de uma universidade privada
de Belo Horizonte, visou a conhecer as concepções de saúde e a formação
profissional construídas na trajetória acadêmica dos estudantes. De cunho
exploratório, realizou-se aplicação de questionários e grupo focal nos
discentes veteranos de Psicologia. Os estudantes tomam a definição de saúde
da OMS como referência em seus discursos sobre a concepção de saúde;
identificam um conjunto de cenários de aprendizagem em saúde presentes
na formação, em que se destacam os estágios supervisionados e algumas
disciplinas em detrimento de outros espaços menos vivenciados, como a
pesquisa e a extensão; observam que as temáticas da saúde mais presentes na
formação em Psicologia são “saúde mental” seguida de “saúde e trabalho”.
A trajetória dos estudantes pesquisados demonstra as dimensões formais
presentes na graduação bem como os aspectos instituintes em andamento,
especificamente no ensino-aprendizagem em saúde, incentivadas
principalmente pelo programa Pró-Saúde.

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Biografia do Autor

Daniele Rodrigues Souza Carmona, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas.

Cássia Beatriz Batista, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Graduada em Psicologia e Doutora em Psicologia pela UFMG. Professora da Faculdade de Psicologia da PUC Minas.

Publicado
01-04-2016
Seção
Artigos / Articles / Artículos