Leucemia Mieloide Aguda (LMA): as condições psicológicas do paciente adulto
Resumo
Este estudo objetivou caracterizar a condição psicológica, vivenciada por pacientes adultos em relação à Leucemia Mieloide Aguda (LMA). Para tanto, utilizou-se uma investigação qualitativa, de natureza descritiva e exploratória, da qual, segundo o critério de saturação do conteúdo, participaram 16 mulheres atendidas num serviço de referência da cidade do Recife-PE, em 2012. Os dados evidenciaram um conhecimento correto e errôneo, baseado, respectivamente, em informações do senso comum e científico. Mostraram, ainda, que os pacientes, ao receberem o diagnóstico, podem apresentar uma condição de desajustamento emocional, por exemplo, recorrendo à negação, todavia, durante o tratamento, é possível que evoluam para uma condição de ajustamento emocional. Permitiu, ainda, observar que o adoecimento induz ao desenvolvimento de atitudes positivas para o estilo e a qualidade de vida. Os dados reforçam a necessidade de que os profissionais de saúde, contrapondo-se a uma perspectiva biomédica, assistam o paciente e seus familiares de forma humanizada.
Downloads
Copyright (c) 2016 Carlos Alberto Domingues Nascimento, Charmênia Maria Braga Cartaxo, Katiuscia Araújo de Miranda Lopes, Magaly Bushatsky, Alexciana Farias Batista

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação em Psicologia em Revista, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Psicologia em Revista.