A fórmula cromática no Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister em diferentes faixas etárias.

  • Anna Elisa Villemor-Amaral Universidade São Francisco
  • Fabiola Cristina Biasi Universidade São Francisco
  • Pâmela Malio Pardini Pavan Universidade São Francisco
  • Raquel Rossi Tavella Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio
  • Lucila Moraes Cardoso Universidade Estadual do Ceará
Palavras-chave: Avaliação Psicológica, Evidências de Validade, Teste das Pirâmides Coloridas.

Resumo

O Pfister é uma técnica expressiva que auxilia na compreensão de aspectos emocionaise cognitivos. Alguns estudos sugerem que a fórmula cromática reflete a maturidade emocional da pessoa. Por isso, buscou-se evidências de validade desse indicador por meio da comparação do desempenho de pessoas em diferentes faixas etárias. Foram extraídos do banco de dados os protocolos de 39 crianças de 6 anos, 47 jovens de 12 anos e 73 universitários. Observou-se que a frequência de crianças que apresentaram fórmulas amplas foi significativamente maior que dos demais grupos(x2=23,418, p<0,001) e que a amplitude moderada foi mais frequente no grupo de universitários (x2=17,712, p<0,001).Em relação a estabilidade nas escolhas, notou-se que fórmula cromática estávelfoi mais frequente nas crianças (x2=17,152,p=0,001) e que a instável foi significativamente mais frequente nos universitários (x2=11,652,p=0,001). Atentou-se que o Pfister contribui para diferenciar níveis de maturidade de acordo com as faixas etárias.

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Biografia do Autor

Anna Elisa Villemor-Amaral, Universidade São Francisco
Doutora em Ciências pela Unifesp/EPM. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco.
Fabiola Cristina Biasi, Universidade São Francisco
Aluna de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Docente do Curso de Psicologia da mesma universidade.
Pâmela Malio Pardini Pavan, Universidade São Francisco
Aluna de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco.
Raquel Rossi Tavella, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio
Mestre em Psicologia pela Universidade São Francisco. Docente do curso de Psicologia no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP).
Lucila Moraes Cardoso, Universidade Estadual do Ceará
Doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco. Docente do programa de graduação da Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Publicado
01-08-2016
Seção
Artigos / Articles / Artículos