Formação em Psicologia em universidade federal e suas repercussões na reflexividade ligada a políticas públicas

  • Mônica Soares da Fonseca Beato PUC Minas
  • João Leite Ferreira Neto PUC Minas
Palavras-chave: Educação Superior, formação do psicólogo, reflexividade, competência(s), políticas públicas.

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar como se trabalha o princípio da reflexividade profissional durante a graduação em psicologia, ao ser posto em interface com temas no campo das políticas públicas. Parte-se da problematização acerca da noção de competência(s) e do correlato debate conceitual sobre formação reflexiva, nas quatro dimensões que o sustentam: epistemológica, ético-política, pedagógica e institucional. São trazidas as conclusões do estudo de caso sobre um curso de universidade federal, conduzido por análise de documentos curriculares e 14 entrevistas com docentes, estudantes e egressos que se tornaram trabalhadores em políticas públicas. O curso ainda se apropria pouco das diretrizes para a graduação e do debate atual sobre formação do psicólogo em face das competências em políticas públicas. O currículo carece de mecanismos para se chegar ao perfil generalista, interdisciplinar e com inserção na rede. Mas observamos muitas condições favoráveis às mudanças. Este estudo descreve também esses movimentos.

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Biografia do Autor

Mônica Soares da Fonseca Beato, PUC Minas
Doutora em Psicologia pela PUC Minas. Mestre em Psicologia na área de concentração em Psicologia Social pela UFMG. Possui graduação em Psicologia pela UFSJ e Especialização em Saúde Coletiva pela Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ. Tem experiência como docente em cursos de Psicologia e também como psicóloga do SUS. Atualmente é consultora em três programas de políticas públicas sociais e oferece supervisão a trabalhadores nesse campo.
João Leite Ferreira Neto, PUC Minas

Doutor em Psicologia Clínica pela PUC São Paulo e professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia da PUC Minas.

Publicado
01-08-2016
Seção
Artigos / Articles / Artículos