A experiência do adolescente usuário de implante coclear
Resumo
Resumo
Este estudo buscou compreender a vida cotidiana de adolescentes com implante coclear. Os participantes da pesquisa foram quatro adolescentes do sexo feminino, entre 13 e 16 anos de idade. Nesta pesquisa qualitativa, a análise dos resultados baseou-se no método fenomenológico. Concluiu-se que o contexto escolar era marcado por dificuldades, especialmente na língua portuguesa; o contexto familiar era vivido como espaço de apoio; o namoro/ficar era permeado por sentimentos de inferioridade e marcado pelo preconceito. A importância da amizade era evidente para os adolescentes, e o implante coclear significava satisfação em ouvir e a constatação da deficiência auditiva.
Abstract
This study aims to analyze the routine of adolescents with cochlear implant. The participants were 4 female adolescents from 13 to 16 years of age. In this qualitative research, data analysis was based on the phenomenological method. It was concluded that school life was surrounded by difficulties, mainly in Portuguese language; family life was regarded as a place of support; and dating was marked by prejudice and feelings of inferiority. The importance of friendship to the adolescents was evident, and the cochlear implant meant the satisfaction to hear and the acknowledgement of a hearing impairment.
Resumen
En este estudio se trató de comprender la vida cotidiana de los adolescentes que tienen un implante coclear. Los participantes de la pesquisa fueron cuatro adolescentes del sexo femenino, entre los 13 y 16 años de edad. En esta pesquisa cualitativa, el análisis de los resultados se basó en el método fenomenológico. Se concluyó que el contexto escolar estaba marcado por las dificultades, especialmente en lengua portuguesa; el contexto familiar era un espacio de apoyo; el noviazgo/salir con un chico/a estaba permeado por sentimientos de inferioridad y marcado por prejuicios. Era evidente la importancia de la amistad para los adolescentes, y el implante coclear significaba, al mismo tiempo, la satisfacción de oír y la constatación de la deficiencia auditiva.
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