O espaço aberto da educação infantil: lugar para brincar e desenvolver-se

  • Luana Santos Raymundo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ariane Kuhnen Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lia Brioschi Soares Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: observação, brincadeira, espaço aberto, desenvolvimento infantil

Resumo

Resumo

Este estudo teve como objetivo principal identificar as características existentes nas configurações dos espaços abertos de instituições de educação infantil, relacionando os aspectos físicos com as brincadeiras desenvolvidas pelos seus usuários, recorrendo à aplicação da técnica do mapeamento comportamental. O estudo foi conduzido em dois contextos educativos do município de Florianópolis-SC, nos quais os participantes, crianças entre 3 e 5 anos, foram observados no período de recreação. A análise dos dados evidenciou a preferência de determinados equipamentos por seus usuários. Em ambos os contextos, as meninas preferiram os equipamentos de balanço e caixa de areia, enquanto os meninos preferiram os equipamentos múltiplos (bombeiros e casa do Tarzan). Os equipamentos que obtiveram significativa ocupação foram aqueles que possibilitaram uma maior diversidade de brincadeiras (faz de conta). Concluímos que as características físicas dos espaços deram previsibilidade para algumas brincadeiras e continuidade a certos mecanismos biológicos, sociais e culturais experienciados pelos seus usuários.

 

 

Palavras-chave: Psicologia ambiental; métodos de observação, comportamento de brincar.

 

Abstract

The purpose of this study was to identify the characteristics of open spaces in day-care centers, relating physical aspects with their users’ games through the technique of behavioral mapping. The study was conducted in two educational contexts of the city of Florianopolis, Santa Catarina State, in which participants, children aged between 3 and 5, were observed during recreation. Data analysis showed a preference for certain kinds of equipment. In both contexts girls liked better Swing and Sandbox, while boys preferred multiple equipment (Firemen and Tarzan’s House). The kinds of equipment that had significant occupation were those that allowed greater playing diversity (Make-believe). We concluded that the physical properties of spaces allow predictability concerning some games and continuity to certain biological, social and cultural mechanisms experienced by their users.

 

 

Keywords: environmental Psychology; observation methods; playing behavior.

 

Resumen

Este estudio tuvo como principal objetivo identificar las características existentes en la configuración de los espacios abiertos en las instituciones educativas, relacionando los aspectos físicos con los juegos desarrollados por sus usuarios, este estudio utilizó la aplicación de las técnicas de mapeo del comportamiento. El estudio se llevó a cabo en dos contextos educativos de la ciudad de Florianópolis, en el que los participantes, niños de entre 3 y 5 años, fueron observados durante el recreo. El análisis de los datos reveló una preferencia por determinados juguetes entre los usuarios. En ambos contextos las niñas preferían equipamientos como el columpio y la caja de arena, mientras que los niños preferían equipamientos múltiples como bomberos y casa de Tarzán. Los equipamientos que recibieron una mayor ocupación fueron los que permitían una mayor diversidad de juegos (fantasías). Observamos que las propiedades físicas de los espacios mostraron la previsibilidad de algunos juegos y la continuidad de ciertos mecanismos biológicos, sociales y culturales experimentados por sus usuarios.

 

Palabras clave: Psicología ambiental, métodos de observación, el acto de jugar.

 

Texto recebido em maio de 2010 e aprovado para publicação em novembro de 2010.

 

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Biografia do Autor

Luana Santos Raymundo, Universidade Federal de Santa Catarina
possui Mestrado, Formação e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Psicologia Hospitalar, com ênfase em Psicologia Pediatrica e do Desenvolvimento Infantil, sendo essas áreas aprimoradas quando atuou nas seguintes instituições hospitalares: Hospital Universitário/UFSC (1998-2003) e Hospital das Clinicas/FMUSP (2004-2006).
Ariane Kuhnen, Universidade Federal de Santa Catarina
Psicóloga, Mestre em Sociologia Política, Doutora em Ciências Humanas, Professora do Departamento de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina, onde também coordena o Laboratório de Psicologia Ambiental. Publicou três livros Reciclando o cotidiano - representações sociais do lixo; Lagoa da Conceição - Meio ambiente e modos de vida em transformação e, Estudos interdisciplinares em Ciências Humanas; participa num dos capitulos do livro Métodos de Pesquisa nos Estudos Pessoa-Ambiente, assim como artigos relacionados à temática psicologia, desenvolvimento humano e meio ambiente. Atua em duas linhas de pequisa: psicologia do desenvolvimento e psicologia ambiental onde investiga como as características psicológicas interagem com as características do ambiente e que implicação essa inter-relação tem nas representações e no comportamento humano. Níveis de análise diversos são aplicados para melhor compreensão das diversas facetas da relação que se estabelece entre a pessoa e o meio ambiente. Especial atenção é dedicada à atuação em trabalhos interdisciplinares.
Lia Brioschi Soares, Universidade Federal de Santa Catarina
Graduanda do curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Estagiária do Programa de Ensino pelo Trabalho- PET Saúde; Estagiária de Psicologia Organizacional na Empresa Júnior de Ciências Biológicas-SIMBIOSIS-UFSC; Estagiária de Psicologia Clínica pelo Serviço de Atendimento Psicológico-SAPSI-UFSC
Publicado
07-02-2011
Seção
Artigos / Articles / Artículos