O tornar-se adulto no imaginário coletivo de adolescentes interioranos

  • Maria Auxiliadora Motta Barreto Centro Universitário de Volta Redonda UniFOA
  • Tânia Maria José Aiello-Vaisberg
Palavras-chave: Adolescência, Imaginário Coletivo, Procedimento de Desenho-Estória com Tema, Psicanálise, D.W.Winnicott.

Resumo

 

 

Resumo

Este trabalho é o relato de uma investigação psicanalítica do imaginário coletivo de jovens interioranos acerca da fase de vida em que se encontram e da saída da casa paterna. A pesquisa foi organizada como uma consulta terapêutica coletiva, realizada com seis jovens, com idades variando entre 15 e 21 anos, durante a qual foi usado o procedimento de desenhos-estórias com tema. A abordagem psicanalítica do material clínico permitiu a captação dos seguintes campos psicológico-vivenciais não conscientes: “fusões e confusões”, “um mundo paralelo”, “visão negativa do futuro” e “as escolhas”. O estudo indica a necessidade de medidas psicoprofiláticas e interventivas que possam contribuir para a entrada do jovem em um processo de reapropriação de seu destino e

conquista de autonomia.

 

Palavras-chave: adolescência; imaginário coletivo; procedimento de desenho-estória com tema; psicanálise; D. W. Winnicott.

 

Abstract

This paper is an account of a psychoanalytical inquiry into provincial adolescents’ collective imaginary concerning their life phase and the exit from their parents’ home. The research was organized as a collective therapeutic consultation with six young people, aged between fifteen and twenty-one, using the drawing-story procedure as a theme. The psychoanalytical approach of the clinical material allowed the detection of the following unconscious psychological-existential fields: “fusions and confusions”, “a parallel world”, “negative vision of the future” and “choices”. The study indicates the necessity of psychological prevention and intervention measures that can contribute to the adolescents’ entrance into a process of re-appropriation of their own destiny and autonomy.

 

Key-words: adolescence; collective imaginary; drawing-story procedure with a theme; psychoanalysis; D. W. Winnicott.

 

Resumen

El presente trabajo es el relato de una investigación psicoanalítica del imaginario colectivo de jóvenes del medio rural sobre la fase de vida en la que se encuentran y la salida del domicilio paterno. La investigación fue organizada como una consulta terapéutica colectiva, con seis jóvenes, con edades comprendidas entre los quince y veintiún años, durante la cual fue usado el procedimiento de dibujos-historias con tema. El abordaje psicoanalítico del material clínico reveló la existencia de los siguientes campos psicológicos no conscientes: “fusiones y confusiones”, “un mundo paralelo”, “visión negativa del futuro” y “las elecciones”. El estudio indica la necesidad de prevenciones e intervenciones que puedan contribuir a la entrada del joven en un proceso de captación de su destino y conquista de autonomía.

 

Palabras clave: adolescencia; imaginario colectivo; procedimiento de dibujo-historia con tema; psicoanálisis; D. W. Winnicott.

 

Texto enviado em janeiro de 2010 e aprovado para publicação em outubro de 2010.

 

 

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Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Motta Barreto, Centro Universitário de Volta Redonda UniFOA
Psicóloga, Mestre em Educação - UNISAL, Doutora em Psicologia como Profissão e Ciência - PUCCampinas, professora universitária e de pós lato e stricto sensu, Pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão - UniFOA
Publicado
07-02-2011
Seção
Artigos / Articles / Artículos