A Constituição Social da Memória: Lembranças de uma Testemunha da 2ª Guerra Mundial

  • Alice Casanova Reis USP
  • Lia Vainer Schucman
Palavras-chave: memória, subjetividade, 2ª Guerra Mundial, Psicologia Social.

Resumo

 

 

 

 

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar como se constitui a memória de uma testemunha da II Guerra Mundial. Para tanto, realizamos uma entrevista com um sujeito que nos relatou as lembranças de suas vivências durante a guerra. A partir da Psicologia social, em uma abordagem sócio-histórica, concebemos a memória como social e historicamente construída e como constitutiva da subjetividade do recordador. A análise identificou os núcleos de sentido presentes na narrativa da entrevistada por meio das seguintes categorias: memória coletiva nacional, memórialembrança e memória-hábito, memória como juízo sobre o passado, as ambiguidades da memória, memória e identidade judaica. Concluímos que a memória de Judite acerca da guerra é constituída através de uma apropriação singular daquela experiência coletiva, mediada por valores socioculturais, de grupo, de classe, aspectos ideológicos e vivências individuais.

 

Palavras-chave: memória; subjetividade; II Guerra Mundial; Psicologia social.

 

 

Abstract

This article aims to investigate how the memory of a World War II witness is constituted. For such, we interviewed a man who told us the memories of his experiences during the war. Based on Social Psychology, in a social and historical approach, we conceived memory as socially and historically constructed and as constitutive of the subjectivity of the one who remembers. The analysis identified the meaning cores present in the interviewee’s narrative through the following categories: national collective memory, remembrance-memory and habit-memory, memory as judgment of the past, ambiguities of memory, memory and Jewish identity. We concluded that the interviewee’s memory of the war is shaped by a unique appropriation of that collective experience, mediated by social, cultural, group and class values, as well as ideological aspects and individual experiences.

 

Key-words: memory; subjectivity; World War II; Social psychology.

 

Resumen

Este artículo tiene como objetivo investigar cómo es la memoria de un testigo de la Segunda Guerra Mundial. Entrevistamos a una persona que nos relató los recuerdos de sus vivencias durante la guerra. Desde la Psicología Social, en la perspectiva socio histórica, concebimos la memoria como social e históricamente construida y, como constitutiva de la subjetividad de quien recuerda. El análisis identificó los núcleos de sentido presentes en la narrativa del entrevistado a través de las siguientes categorías: memoria colectiva nacional, memoria-recuerdo y memoriahábito, memoria como juicios sobre el pasado, las ambigüedades de la memoria, la memoria y la identidad judía. Llegamos a la conclusión de que la memoria de la entrevistada acerca de la guerra se hace a través de una apropiación singular de la experiencia colectiva, mediada por los valores socioculturales, grupos, clases, aspectos ideológicos y las experiencias individuales.

 

Palabras clave: memoria; subjetividad; Segunda Guerra Mundial; Psicología social.

 

 

Texto enviado em agosto de 2010 e aprovado para publicação em outubro de 2010.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Casanova Reis, USP

Doutoranda em Psicologia Social e do Trabalho pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia, Laboratório de Psicologia da Arte (LAPA), da Universidade de São Paulo; Mestre em Psicologia e graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Como pesquisadora vem atuando nas áreas da psicologia social, psicologia histórico-cultural, psicologia escolar, psicologia da criatividade e da arte, e com os temas: constituição do sujeito, ensinar e aprender, processos de criação, relações estéticas, experiência estética, corpo e dança.

Publicado
08-02-2011
Seção
Artigos / Articles / Artículos