Cultura, crenças e práticas de socialização de gêmeos monozigóticos
Resumo
Cultura, crenças e práticas de socialização de gêmeos monozigóticos
Fundamentado na perspectiva teórica da psicologia cultural e numa metodologia qualitativa, este estudo teórico objetiva contribuir para a análise da dinâmica dos processos de internalização que decorrem das práticas culturais e das relações sociais entre crianças gêmeas e adultos, em contextos específicos. Como parte de uma pesquisa mais ampla, ilustramos o estudo com a análise microgenética de um episódio interativo entre um avô e um par de crianças gêmeas, integrada às orientações para crenças do avô, obtidas durante entrevista. Os resultados mostram que as teorias, crenças e interações mediadas pelo avô atuaram de forma consistente, com a promoção da “igualdade” entre as crianças. O impacto de crenças e interações vividas pelas crianças pode ter um forte efeito na trajetória desenvolvimental de cada um, inclusive na coconstrução das respectivas individualidades. Crenças fortemente enraizadas em níveis afetivos se manifestam através de práticas culturais e processos de mediação merecendo, portanto, maior atenção investigativa.
Palavras-chave: gêmeos; crenças; cultura; socialização; desenvolvimento infantil.
Culture, practices, and beliefs in socialization of monozygotic twins
The cultural psychology approach demands a qualitative, systemic analysis of complexities of twin development, considering the dynamics of internalization processes taking place within culture, and across social relations with significant adults. This article draws on a larger project´s data. We take a microgenetic approach to investigate the issue, illustrated by the analysis of an episode between a pair of male twin children and their grandpa. We integrated these data with the narrative of the grandpa during an interview. The study revealed that grandpa´s beliefs and theories consistently drove the children towards sameness, across the episode and his narrative as well. The impact of beliefs and corresponding social interactions may have a strong effect on children developmental trajectories, in addition to its influence on the processes concerning each child co-construction of individuality and self. Summing up, deeply affective beliefs manifest through cultural practices and mediation, therefore deserving more investigative attention.
Keywords: twins; beliefs; culture; socialization; childhood development.
Cultura, prácticas y creencias en la socialización de gemelos monozigóticos
La psicología cultural permite el análisis cualitativo y sistémico de los fenómenos complejos del desarrollo de los gemelos, incluso amplía la comprensión de los procesos de internalización en las prácticas culturales y en las relaciones sociales con adultos significativos. El estudio es parte de un estudio más amplio, y se ilustra con el análisis microgenético de un episodio interactivo entre un abuelo y dos niños gemelos, los datos están formados por las narrativas del abuelo durante una entrevista. Los resultados señalan que las teorías, creencias y interacciones del abuelo actúan de forma consistente en la promoción de la “igualdad” entre los niños. Creencias e interacciones, donde participan adultos significativos, suelen tener un fuerte efecto en la trayectoria de desarrollo de los gemelos, incluso en los procesos de individualización. Las creencias afectivas fuertemente enraizadas se hacen presentes a través de las prácticas culturales y procesos de mediación, haciéndose necesario constituir un objeto de investigación.
Palabras clave: gemelos; creencias; cultura; socialización; desarrollo infantil.
Texto recebido em fevereiro de 2010 e aprovado para publicação em fevereiro de 2011.
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