A perspectiva cognitivo-comportamental dos aspectos psicossociais que interferem na qualidade da relação médico-paciente

  • Janaína Bianca Barletta Universidade Federal de Sergipe
  • Marcelo de Souza Gennari Universidade Federal de Sergipe
  • Rosana Cipolotti Universidade Federal de Sergipe
Palavras-chave: Perspectiva cognitivo-comportamental, aspectos psicossociais, qualidade, relação médico-paciente.

Resumo

Este artigo tem por objetivo abordar os aspectos psicossociais que mediam a qualidade da relação médico-paciente a partir de uma concepção cognitivo-comportamental. Para tanto é feita uma breve revisão sobre os aspectos da relação de ajuda. Ressalta-se a importância da qualidade da relação estabelecida, destacando a participação de ambos na tomada de decisão e a relação colaborativa, empática e bidirecional. Assim, as crenças, necessidades específicas e características pessoais ganham lugar de destaque. Além disso, a organização empregadora, a equipe de saúde, o meio social e os familiares vão interferir na dinâmica da relação. O suporte social e a comunicação terapêutica são outros componentes da multifatorialidade desse processo. A relação positiva permite o aparecimento de fatores de predisposição da doença, facilita o treino de habilidades assertivas de enfrentamento, a reestruturação cognitiva e a reeducação emocional resultando na construção de respostas adaptativas a situações adversas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína Bianca Barletta, Universidade Federal de Sergipe

Psicóloga, doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe, Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília, Especialista em Psicologia Clínica da Saúde pela Universidade de Brasília, Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Centro de Estudos Superiores Silvio Romero.

Marcelo de Souza Gennari, Universidade Federal de Sergipe

Médico, mestrando em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe, Especialista em Medicina do Esporte pela Unifesp.

Rosana Cipolotti, Universidade Federal de Sergipe
Médica, Pós-Doutorado na Universidade de Liverpool, Doutora em Oncologia Pediátrica e Mestre em Medicina pela Universidade São Paulo/Ribeirão Preto, Professora adjunta da Universidade Federal de Sergipe.
Publicado
04-05-2012
Seção
Artigos / Articles / Artículos