Avaliação do apoio social e de sintomas depressivos em mães de bebês prematuros hospitalizados

  • Maihana Maíra Cruz Dantas UFRN
  • Priscilla Cristhina Bezerra de Araújo PUC Minas.
  • Daniele de Souza Paulino PUC Minas.
  • Eulália Maria Chaves Maia PUC Minas.
Palavras-chave: Sintomatologia depressiva, Apoio social, Pós-parto, Prematuro.

Resumo

Este estudo teve por objetivo investigar se existe relação entre a percepção do apoio social e a prevalência de sintomas depressivos em mães de recém-nascidos prematuros hospitalizados. A amostra foi constituída por 60 mães de neonatos pré-termos hospitalizados em dois hospitais de referência para gestação de alto risco, situados em Natal-RN. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Apoio Social e a Escala de Depressão Pós-parto de Edimburgo. Os resultados demonstraram haver uma relação negativa entre a sintomatologia depressiva e o escore total de apoio social (r = -0.32, p = 0.01), ou seja, quando um desses aspectos é mais prevalente, o outro é reduzido. Destaca-se, assim, a importância do apoio social como um potencial fator de proteção para sintomas depressivos no referido contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maihana Maíra Cruz Dantas, UFRN

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRN, especialista em Psicologia da Saúde: Desenvolvimento e Hospitalização, psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Priscilla Cristhina Bezerra de Araújo, PUC Minas.

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRN, especialista em Psicologia da Saúde: Desenvolvimento e Hospitalização, psicóloga do Hospital de Pediatria Professor Heriberto Bezerra, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Hosped/UFRN).

Daniele de Souza Paulino, PUC Minas.

Estudante de graduação do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Eulália Maria Chaves Maia, PUC Minas.

Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP), professora do Departamento de Psicologia e dos Programas de Pós-graduação em Psicologia e em Ciências de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, líder da base de pesquisa Grupos de Estudos: Psicologia e Saúde (GEPS) da UFRN, psicóloga.

Seção
Artigos / Articles / Artículos