O desenvolvimento da habilidade de assertividade e a convivência na escola

  • Denise da Silva Maia Colégio Israelita Brasileiro (CIB).
  • Marcela Bortolini
Palavras-chave: -

Resumo

A escola é uma das influências mais significativas na formação das crianças, visto que contribui para o seu desenvolvimento por meio do ensino de comportamentos, habilidades e valores. A aquisição de habilidades sociais, como a assertividade, inicia na infância e constitui-se como importante fator de proteção de problemas emocionais e comportamentais. O presente artigo é um relato de experiência profissional referente ao desenvolvimento da habilidade de assertividade com alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental I do Colégio Israelita Brasileiro. O trabalho com a habilidade de assertividade mostrou-se essencial diante dos conflitos presentes no âmbito escolar, visto que possibilitou reflexões, autoconhecimento e mudanças de comportamento pelos alunos. Constata-se que projetos destinados à promoção de habilidades sociais na infância atuam na prevenção de problemas futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise da Silva Maia, Colégio Israelita Brasileiro (CIB).
possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993). É especialista em Psicopedagogia e em Psicologia Escolar/Educacional. Atualmente é coordenadora educacional do Colégio Israelita Brasileiro e professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É consultora dos Arquivos Brasileiros de Psicologia - ABP. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: escola, psicologia escolar e psicopedagogia.
Marcela Bortolini

Publicado
05-06-2013
Seção
Artigos / Articles / Artículos