Mediação e conceitos cotidianos: os aportes de Feuerstein e Vygotsky para investigar as dificuldades de aprendizagem

  • Adriane Cenci Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Fabiane Adela Tonetto Costas Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Palavras-chave: experiência de aprendizagem mediada, conceitos cotidianos, dificuldades de aprendizagem, Feuerstein, Vygotsky

Resumo

A pesquisa propôs analisar, com base nos referenciais teóricos deFeuerstein e Vygotsky, as dificuldades de aprendizagem apresentadaspor duas crianças (meninos, gêmeos de 10 anos, no 3º ano do ensinofundamental). As ideias centrais assumidas desses autores são referentesà mediação e formação de conceitos. A investigação prática desenvolveusedurante um semestre e organizou-se a partir de observação de aulas,intervenção pedagógica (atendimento educacional) com as crianças eentrevistas com os professores e a mãe. Tomando os princípios teóricosadotados como possibilidade de interpretação e compreensão do caso,evidenciou-se que a escassez de experiências de aprendizagem mediadaacarretou incipiente desenvolvimento dos conceitos cotidianos nas duascrianças e que esses conceitos estão também na raiz das dificuldadesescolares que elas enfrentam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriane Cenci, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Aluna do Doutorado em Educação da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Rio Grande do Sul, Brasil . Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Licenciada em Educação Especial pela UFSM.

Fabiane Adela Tonetto Costas, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora Associada I do Departamento de Fundamentos da Educação e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Mestre em Educação pela UFSM. Graduada em Pedagogia pela UFSM.

Publicado
28-11-2013
Seção
Artigos / Articles / Artículos