Mediação e conceitos cotidianos: os aportes de Feuerstein e Vygotsky para investigar as dificuldades de aprendizagem
Resumo
A pesquisa propôs analisar, com base nos referenciais teóricos deFeuerstein e Vygotsky, as dificuldades de aprendizagem apresentadaspor duas crianças (meninos, gêmeos de 10 anos, no 3º ano do ensinofundamental). As ideias centrais assumidas desses autores são referentesà mediação e formação de conceitos. A investigação prática desenvolveusedurante um semestre e organizou-se a partir de observação de aulas,intervenção pedagógica (atendimento educacional) com as crianças eentrevistas com os professores e a mãe. Tomando os princípios teóricosadotados como possibilidade de interpretação e compreensão do caso,evidenciou-se que a escassez de experiências de aprendizagem mediadaacarretou incipiente desenvolvimento dos conceitos cotidianos nas duascrianças e que esses conceitos estão também na raiz das dificuldadesescolares que elas enfrentam.
Downloads
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação em Psicologia em Revista, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Psicologia em Revista
O(s) autor(es) deve(m) apresentar a carta a seguir:
"Carta de encaminhamento
Encaminhamos à Revista Psicologia em Revista para apreciação e possível publicação, o texto intitulado XXXXXX.
Declaramos que o presente trabalho é inédito e original, seguiu rigorosamente todos os procedimentos éticos e não está submetido a outra revista para publicação. Declaramos ainda não haver conflito de interesses na submissão a este periódico, que concordamos com a publicação do manuscrito submetido, caso aprovado, e com a ordem em que os nomes dos/as autores/as estão dispostos.
Comprometemos que, em caso de aprovação, realizaremos parecer de artigo submetido a este periódico na ocasião em que for solicitado.
Atenciosamente,
Data
Nomes
Assinaturas de todos os autores"