O autoritário no discurso pedagógico e a inclusão do heterogêneo

  • Daniela Giorgenon Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP).
  • Lucília Maria Sousa Romão Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP).
Palavras-chave: Sujeito, Discurso Pedagógico, Inclusão escolar

Resumo

Intencionamos provocar um giro no discurso pedagógico e da inclusão ao efetuarmos uma leitura sobre o que concebemos como heterogêneo, apoiadas em uma revisão de literatura efetuada a partir da Análise de discurso de matriz francesa, especificamente na tipologia discursiva de Orlandi e de contribuições provenientes da psicanálise freudiana e lacaniana. O método utilizado nesta pesquisa é pautado na teoria-análise discursiva a qual expõe sentidos legitimados à opacidade, e para efetuarmos essa leitura/interpretação, nos ancoramos em alguns recortes literários e em uma capa de uma revista de cunho pedagógico para compormos a discussão sobre o discurso pedagógico e sua tendência ao autoritário. Propomos, por meio do discurso lúdico e polêmico, a possibilidade de uma inclusão que leve em conta o sujeito, que chamamos de heterogêneo, em contraponto à homogeneidade instalada nos moldes escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Giorgenon, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP).

Graduada em Psicologia pela Universidade de Ribeirão Preto, Pós-graduada em Psicanálise pela Universidade de Franca, Mestre em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Membro Fundador de Lalíngua - espaço de interlocução em psicanálise, membro do grupo de pesquisa Discurso e Memória: movimentos do sujeito (CNPQ) e pesqusiadora do E-L@DIS, Laboratório Discursivo: sujeito, rede eletrônica e sentidos em movimentos, financiado pela FAPESP.

Lucília Maria Sousa Romão, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP).

Possui graduação em Letras (1988) pelo Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto, doutorado direto em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e Livre-docência em Ciência da Informação pela mesma instituição. É docente com dedicação exclusiva da Universidade de São Paulo, onde dá aulas e orienta alunos de graduação, mestrado, doutorado e supervisiona pós-doutorado. É bolsista 2 do CNPq. Parecerista ad hoc do CNPQ e FAPESP; membro de ABRALIN, ALED, ALFAL, GEL e GT de Análise do Discurso da ANPOLL. Especialista em Análise do Discurso, atua principalmente na investigação de materialidades discursivas ligadas aos seguintes temas: memória, mídia, questão agrária, textualidade digital e leitura. Publicou livros, além de artigos em revistas científicas e capítulos de livros. Coordena o Grupo de Pesquisa Discurso e memória: movimentos do sujeito , cadastrado junto ao Diretório de Grupos do CNPQ, e o E-L@DIS, Laboratório Discursivo - sujeito, rede eletrônica e sentidos em movimentos, financiado pela FAPESP.

Publicado
28-11-2013
Seção
Artigos / Articles / Artículos