Mediação Pedagógica no Ensino da Leitura e da Escrita: caminhos para autonomia discente
Resumo
Neste trabalho nos propomos a compreender, à luz da abordagem discursiva do letramento, em que medida o trabalho pedagógico, pautado na interação professor-aluno, tem contribuído para desenvolver as habilidades autônomas de leitura e escrita dos estudantes da educação básica. Entendemos que essas habilidades são condição essencial para que eles se posicionem como intérpretes dos mais diversos textos, bem como para despertar neles a capacidade de produzir textos em que se evidenciem as marcas de autoria. Nosso aporte teórico se fundamenta em Bakhtin e sua concepção de sujeito e linguagem; Bortoni-Ricardo e seu postulado de mediação pedagógica; Tfouni, Marcuschi, Street, Signorini, Soares e Kleiman para entendermos o letramento enquanto processo sócio-histórico. E, finalmente, nas contribuições de Petit, Chartier, Bourdieu e Freire para compreendermos o papel da escola enquanto formadora privilegiada da cultura letrada, a qual não deve cercear o pensamento do aluno; antes, deve ofertar uma educação libertadora que leve o educando a se posicionar ativamente na sociedade.
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