Uma análise do Pensamento Argumentativo Geométrico com Atividades de Provas Experimentais

  • Sabrina Alves Boldrini Cabral Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Eliane Scheid Gazire PUC/Minas
Palavras-chave: Curvas cônicas, Argumentação e prova, Pensamento racional.

Resumo

Neste artigo, apresentamos um recorte da pesquisa “Desenvolvendo o Pensamento Argumentativo Geométrico: Construindo práticas Investigativas”. A pesquisa foi desenvolvida no sentido de propor situações de ensino que levassem o aluno a: observar, experimentar, refletir, conjecturar e refutar. A atividade aqui descrita – “Curvas, Superfícies e Arquitetura” –, foi construída com objetivo de analisar, de acordo com o modelo proposto por Balacheff (2000), o nível de prova geométrica encontrado nas argumentações dos 29 alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio da rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais, bem como apresentar subsídios de que o ensino com provas e demonstrações, partindo da experimentação, pode levar o aluno a desenvolver um nível mais elevado de compreensão geométrica. Nesse sentido, apresentamos alguns dados resultantes da aplicação dessa atividade em sala de aula seguidos de algumas reflexões relacionadas.

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Biografia do Autor

Sabrina Alves Boldrini Cabral, Universidade do Estado de Minas Gerais
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela PUC/Minas. Professora de Matemática da Educação Básica na rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais; docente do Curso de Licenciatura em Matemática na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Carangola). Espera Feliz, Minas Gerais, Brasil. E-mail: sabrinaboldrinicabral@hotmail.com   
Eliane Scheid Gazire, PUC/Minas
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Coordenadora e docente no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG. E-mail: egazire@terra.com.br

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Publicado
30-04-2019