Tutoriais do YouTube que orientam a produção da seção de introdução de TCC: um metagênero acadêmico
Resumo
A era digital tem promovido importantes mudanças quanto ao processo de pesquisa e busca de dados pelos sujeitos. Uma dessas mudanças tem, inclusive, alcançado o meio acadêmico: a busca por materiais que contenham conteúdos sobre a produção textual de gêneros acadêmicos. Um importante metagênero, assim como os manuais de metodologia científica, está cada vez mais popular, os tutoriais em vídeos de YouTube. Assim, este trabalho objetiva analisar as orientações quanto à produção da seção de Introdução de TCC, a partir de Tutoriais em vídeos de YouTube. O aporte teórico constrói-se a partir das reflexões de Miller (2009), Bazerman (2006) e Swales (1990) no que se refere ao conceito de gênero como ação social, e as reflexões de Giltrow (2002), Nunes (2017) e Nunes; Silveira (2018) sobre os metagêneros. A presente pesquisa, de caráter descritivo e interpretativo, analisou um de três tutoriais de YouTube que ensinam a produzir a seção de Introdução de TCC, sendo os vídeos analisados transcritos por meio de um programa disponibilizado pela plataforma YouTube. Entre os critérios de inclusão desses tutoriais, foram selecionados aqueles que tratavam diretamente da orientação sobre a seção de Introdução de TCC e cuja abordagem da orientação estivesse diretamente vinculada a dicas sobre como compô-la. Observou-se que os tutoriais usam uma abordagem sucinta para orientar a referida seção e não desenvolvem aprofundamentos quanto ao conteúdo ensinado, privilegiando informações de natureza estrutural em relação à seção orientada. Além disso, considerando a abordagem da teoria relacionada aos metagêneros, viu-se que esses tutoriais apresentam uma forma prescritiva e injuntiva de ensinar, considerando a sua natureza metagenérica, como afirma Giltrow (2002) ao salientar que essa é uma característica peculiar dos gêneros que tendem a ensinar outros gêneros.
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Referências
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SWALES, J. Genre Analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
Link dos Tutoriais em vídeo analisados:
Tutorial 1: https://www.YouTube.com/channel/UCHFyaNMFXGtRCA-pU2zG3Jg
Tutorial 2: https://www.YouTube.com/user/DireitoCooperativo/videos
Tutorial 3: https://www.YouTube.com/user/icguedes/videos
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