Marketing de relacionamento: o que é e quais os seus benefícios?

  • Camila da Conceição Mendes Costa PUC Minas
  • Joice Luiza dos Santos PUC Minas - IEC
Palavras-chave: Marketing de relacionamento. Retenção de clientes. Satisfação do cliente. Lealdade.

Resumo

Devido às constantes mudanças mercadológicas, o marketing de relacionamento se apresenta como uma estratégia para as organizações se manterem no mercado, que está cada vez mais competitivo. Nesse sentido, este artigo trata-se de uma revisão bibliográfica e busca analisar os conceitos, necessidades e benefícios do marketing de relacionamento em uma empresa. O texto abordará a relevância da coleta de dados, do programa de satisfação e fidelização do cliente. Os resultados indicaram que, quando o marketing de relacionamento é utilizado de maneira efetiva e eficiente, serve para que as empresas mantenham uma relação/interação com o cliente por meio da confiança, da credibilidade e da segurança. O marketing de relacionamento serve para que a empresa adquira vantagem competitiva e se destaque em relação à concorrência.

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Biografia do Autor

Camila da Conceição Mendes Costa, PUC Minas

Especialização em Marketing Estratégico no Instituto de Educação Continuada (IEC) e Graduada em Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Joice Luiza dos Santos, PUC Minas - IEC

Especialização em Marketing Estratégico no Instituto de Educação Continuada (IEC) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduada em Administração pela UNI-BH e em Gestão Comercial pelo Pitágoras.

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Publicado
16-12-2020