Preposições: relações semânticas e sintáticas nos gêneros textuais tirinha e piada
Resumo
Este artigo pretende analisar as concepções semânticas e sintáticas que as preposições “de, em, a e para” estabelecem nos enunciados. Para tal, como embasamento teórico, no que toca ao tratamento dado à preposição em diferentes gramáticas, recorre-se a Ferreira (2014), Bechara (2009) e Cegalla (2016). Ademais, no que concerne à categoria a qual pertence a preposição, bem como suas atribuições, ancoramo-nos nos estudos de Berg (1998) e Neves (2000). Além disso, pretendemos identificar como e até que ponto as pessoas percebem as relações de sentido causadas pelo uso da preposição nos gêneros textuais tirinhas e piadas; para tanto, aplicamos um questionário a indivíduos de diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade. Com base nos materiais analisados, os principais resultados sugerem que as pessoas, de um modo geral, compreendem o efeito de humor causado, no entanto, não conseguem associá-lo ao uso da preposição escolhida. O estudo assinalou ainda que as preposições, quando associadas a outras classes gramaticais, são essenciais para indicar diferentes relações de sentido.
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Referências
BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. 37. ed. rev., ampl. e atual. conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. p, 249-267. 2009.
BERG, M, B. A Natureza categorial da preposição. Rev. Est. Ling., Belo Horizonte, v.7, n.1, p.107-124. 1998.
CEGALLA, D. P. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. Ed. Companhia Nacional. 2016.
FERREIRA. M. Aprender e praticar gramática. 4. ed. Editora. FTD. São Paulo. p, 415-418. 2014.
NEVES, M. Gramática de usos do português. Ed. UNESP. São Paulo. 2000.
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