Em Rodas de Vadios: a construção de site como forma de suporte pedagógico para o ensino da Capoeira nas aulas de História
Resumo
O objetivo deste relato é apresentar o percurso e os resultados finais da construção do site intitulado: “Em Rodas de Vadios”, que se deu como forma de apoio pedagógico ao ensino de Capoeira nas aulas de história. Nesse sentido, a proposta de construção e desenvolvimento de um site como conteúdo de apoio pedagógico para o professor de História e para a construção de atividades pedagógicas na capoeira foi idealizada, organizada e desenvolvida por nós como uma ferramenta educacional que permitirá trabalhar esses conteúdos, que partem da esfera da história cultural, política e social de uma herança afro-brasileira. Essa produção acadêmica torna-se algo muito pertinente para a historiografia brasileira, baiana e regional, principalmente para o ensino da cultura afro-brasileira. Utilizamos como suporte teórico autores que nos ajudam a entender os conceitos de ensino de história, novas tecnologias em sala de aula e o processo de significado da capoeira como um movimento social, cultural e educacional de lutas e resistências na sociedade. O site contém em sua estrutura discussões sobre o ensino da história, em geral, e elementos para o ensino da história da Bahia, o processo de construção da capoeira na Bahia e outros materiais relacionados a esses temas, que têm importante significado historiográfico, e que trazem consigo a possibilidade de transformar-se em suporte pedagógico didático por meio da mediação do professor. Para isso, utilizamos o apoio das novas Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC -, que nos permitiram desenvolver este projeto para aplicação no campo do ensino de História, configurando-se como uma oportunidade para o surgimento de outros trabalhos acadêmicos.
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