O PAPEL DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS NA FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA:

a indústria do posicionamento

  • Sávio Silva de Oliveira
  • Magda Maria Diniz Tezzi
Palavras-chave: Influenciadores digitais. Comportamento digital. Globalização.

Resumo

Este artigo aborda o papel dos influenciadores digitais na formação e consolidação da opinião pública no contexto do mundo pós-globalizado. Através de uma metodologia partindo da revisão bibliográfica, foi possível apreender que tal fenômeno é um desdobramento do capitalismo em sua fase informacional, e, como característica, impulsiona as pessoas a tentarem fazer da internet meio para ascensão social/financeira. Se, por um lado, tomar um posicionamento político, social ou moral é inerente ao humano, observa-se que nas redes sociais isso gera um sentimento de identificação e obrigação que, por sua vez, desperta engajamento, seguidores e capital. Nesse sentido, pondera-se sobre a linha tênue que divide o processo de “profissionalização da internet” da alienação, da manipulação e da violência como modus operandi, em tempos de polarização política. Nesse sentido, afunila-se na análise o protagonismo que a influência digital assume na política, sendo crucial nas campanhas eleitorais modernas. Esta situação absolutamente contemporânea é chamada nesse estudo de “indústria do posicionamento”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CERVELLINI, Silvia; FIGUEIREDO, Rubens. Contribuições para o conceito de opinião pública. Opinião Pública, Campinas, v. III, n. 3, p. 171-185, dez. 1995. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/50629/mod_resource/content/1/figueredo_cevellini.pdf.
CETIC - Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. TIC Domicílios - Pesquisa Sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros. São Paulo: 2020. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20201123121817/tic_dom_2019_livro_eletronico.pdf
DURKHEIM, Émile. As Regras do Método Sociológico. 1895.
FERREIRA, Fernanda Vasques. Raízes históricas do conceito de opinião pública em comunicação. Em Debate, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 50-68, jan. 2015.
GALVÃO, Luíza Lopes. A Nova Direita Brasileira Chega Ao Palácio do Planalto: uma Análise do Fenômeno e seus Paralelos com a Alternative Right. PPGCP/UFMG, 2019.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 1992.
IPSOS. Global Views on Cyberbullying. 2018. Disponível em: https://www.ipsos.com/en/global-views-cyberbullying
KARHAWI, Issaaf. Influenciadores digitais, celebridades da internet e “blogueirinhas”: uma entrevista com Crystal Abidin. Intercom – RBCC, São Paulo, v. 44, n. 1, p. 289-301, jan./abr. 2021.
KARHAWI, Issaaf. Influenciadores digitais: o Eu como mercadoria. Tendências em comunicação digital. São Paulo: ECA-USP, 2016, v. 1, p. 38-59.
LIPPMANN, Walter. Opinião Pública. 1922.
LOCKE, Jhon. Ensaio sobre o entendimento humano. 1690.
MARUYAMA, Úrsula. Filtro Invisível ou Miopia Informacional? [...] Congresso Nacional de Excelência em Gestão, ISSN: 1984-9354, 2016.
PARISER, Eli. O filtro invisível – O que a internet está escondendo de você. Editora Zahar, 2012.
TEITELBAUM, Benjamin. [...] O Retorno do Tradicionalismo e Ascensão da Direita Populista. Campinas:Editora Unicamp, 2021.
Publicado
20-12-2021