O PAPEL DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS NA FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA:
a indústria do posicionamento
Resumo
Este artigo aborda o papel dos influenciadores digitais na formação e consolidação da opinião pública no contexto do mundo pós-globalizado. Através de uma metodologia partindo da revisão bibliográfica, foi possível apreender que tal fenômeno é um desdobramento do capitalismo em sua fase informacional, e, como característica, impulsiona as pessoas a tentarem fazer da internet meio para ascensão social/financeira. Se, por um lado, tomar um posicionamento político, social ou moral é inerente ao humano, observa-se que nas redes sociais isso gera um sentimento de identificação e obrigação que, por sua vez, desperta engajamento, seguidores e capital. Nesse sentido, pondera-se sobre a linha tênue que divide o processo de “profissionalização da internet” da alienação, da manipulação e da violência como modus operandi, em tempos de polarização política. Nesse sentido, afunila-se na análise o protagonismo que a influência digital assume na política, sendo crucial nas campanhas eleitorais modernas. Esta situação absolutamente contemporânea é chamada nesse estudo de “indústria do posicionamento”.
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