OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • Daniele Antunes Araújo
Palavras-chave: Educação; Escola; Pandemia; Pesquisa.

Resumo

A presente pesquisa trata da escola e da educação na pandemia. E tem como objetivo explorar o assunto no período de março de 2020 até o final do ano de 2021. No decorrer do texto, e baseado na metodologia exploratória e bibliográfica - definidas à medida que permitem a liberdade de buscar em variados tipos de fontes informações que contribuam para a discussão do tema - foi possível ter acesso e compreender, em pequena escala, como a pandemia afetou e segue afetando e deixando graves consequências para as escolas e a educação brasileira. Grande parte das escolas e instituições educacionais suspenderam as aulas presenciais por um período superior a 10 meses. Essa medida acarretou diversas consequências, principalmente negativas para toda a comunidade escolar e a população atendida. Começando pelo Regime Remoto implementado (o qual não atende uma grande parcela  dos estudantes e das famílias) e terminando nas graves consequências relacionadas ao atraso  na aprendizagem, no desenvolvimento intelectual, cognitivo, emocional e social.Todo e qualquer fenômeno tem dois lados - o positivo e o negativo, portanto, se, por um lado, a pandemia trouxe terríveis consequências para o desenvolvimento educacional, social e até mesmo econômico dos estudantes e de suas famílias, dos professores, dos gestores e de toda a comunidade escolar, por outro lado, a sociedade pôde enxergar claramente a importância da escola, da educação e dos professores. E tudo indica que a luta por uma educação de qualidade que atenda toda a população se tornará prioridade nos tempos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. INEP. Pesquisa Resposta Educacional a Pandemia de COVID-19. GOV.BR. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas- e-indicadores/censo-escolar/pesquisas-suplementares/pesquisa-covid- 19#:~:text=Ao%20todo%2C%20168.739%20escolas%20responderam,redes%20p%C 3%BAblica%20e%20privada%2C%20respectivamente. Acesso em: 06 ago. 2021.
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Departamento de Pesquisas Educacionais. Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da educação básica. São Paulo: FCC, 2020. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/educacao- pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-1 Acesso em: 05 ago. 2021.
G1. Fechamento de escolas durante pandemia fez brasil regredir duas décadas em matéria de evasãoescolar, diz Unicef. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/04/05/fechamento-de-escolas-durante- pandemia-fez-brasil-regredir-duas-decadas-em-materia-de-evasao-escolar-diz- unicef.ghtml Acesso em: 04 ago. 2021.
GUERRA, Antônio Claret. Pesquisa mostra que 99,3% das escolas suspenderam aulas presenciais. 2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2021-07/pesquisa-mostra-que-993- das-escolas-suspenderam-aulas-presenciais Acesso em: 05 ago. 2021.
Publicado
03-10-2023