O USO DE METODOLOGIA ATIVA NO APRENDIZADO COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

  • Denise Minte de Almeida
Palavras-chave: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade; Metodologia Ativa; Ensino Inclusivo.

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade, é uma desordem comportamental neurobiológica frequente na infância, que afeta o indivíduo dentro da sociedade desde a vida escolar primária até a inserção profissional na fase adulta. Neste artigo, procuramos analisar a inserção das crianças com TDAH nas escolas; investigar metodologias eficazes no desenvolvimento acadêmico dessas crianças e verificar a eficácia das metodologias encontradas no aprendizado. Podemos justificar que a pesquisa tem âmbito acadêmico e científico, porque tem como foco apresentar e contextualizar as discussões sobre a utilização de metodologias ativas no aprendizado com crianças que apresentam o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade dentro de seus subtipos. Este trabalho teve como objetivo fortalecer o conjunto de evidências existentes na literatura sobre os prejuízos no desempenho acadêmico de crianças com TDAH e verificar como as metodologias ativas podem fortalecer o trabalho dentro de sala de aula. Podemos concluir que o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) deve ser reconhecido como parte do dia a dia escolar, merecendo, como quaisquer outros transtornos ou dificuldades, a devida atenção e cuidado por parte dos profissionais, os quais devem atuar como mediadores do processo de ensino-aprendizagem.

 

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Publicado
03-10-2023