Pedagogia hospitalar: para além da humanização na internação pediátrica
Resumo
O presente artigo resgata a prática pedagógica que realizamos há cerca de doze anos, junto a uma unidade de internação pediátrica, frente ao contexto "Classe Hospitalar", em um hospital público, no município de Campinas/SP, através de uma parceria entre este e a Secretaria Municipal de Educação do município. Também objetivamos apontar a necessidade dos cursos superiores, tanto na Graduação como nas Pós-Graduações, atentarem em seus conteúdos e grades curriculares aos saberes que informem e formem educadores para atuarem nesse contexto dito não escolar, tão raro quanto fascinante, que é a pedagogia hospitalar. Não pretendemos desenvolver um estudo de caso, tampouco descrever o serviço, pois isso demandaria trâmites de ordem ética que, por hora, não nos é possível. Nossa maior intenção é colaborar para a divulgação do campo de atuação de pedagogos em ambientes hospitalares, onde a escolaridade, o brincar e a humanização podem e devem fazer a diferença nesse ambiente complexo, e, por tantas vezes, hostil.
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