Juventude e Ensino Médio: Pensando a escola e os projetos de vida

  • Bruno Márcio de Castro Reis

Resumo

 

 

O presente artigo pauta-se em um estudo desenvolvido como trabalho de conclusão do curso de graduação em Psicologia, realizado ao longo do ano de 2011. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo que teve por objetivo averiguar como os jovens, estudantes do 3° ano do Ensino Médio, lidam com a possibilidade de acesso ao Ensino Superior, e como percebem a atuação da escola frente aos seus projetos de vida. Foram ouvidos grupos de estudantes de duas escolas, uma pública e outra particular, localizadas nas cidades de Vespasiano e Belo Horizonte, respectivamente. Na escola pública, foram ouvidos doze alunos do 3º ano do Ensino Médio. Na particular, foram ouvidos 7 alunos. O trabalho privilegiou a realização de entrevistas coletivas, ou seja, os jovens foram ouvidos em seu grupo escolar. O estudo evidencia a complexa interface juventude e escola, em sua diversidade e potencialidade.

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