Juventude e Ensino Médio: Pensando a escola e os projetos de vida
Resumo
O presente artigo pauta-se em um estudo desenvolvido como trabalho de conclusão do curso de graduação em Psicologia, realizado ao longo do ano de 2011. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo que teve por objetivo averiguar como os jovens, estudantes do 3° ano do Ensino Médio, lidam com a possibilidade de acesso ao Ensino Superior, e como percebem a atuação da escola frente aos seus projetos de vida. Foram ouvidos grupos de estudantes de duas escolas, uma pública e outra particular, localizadas nas cidades de Vespasiano e Belo Horizonte, respectivamente. Na escola pública, foram ouvidos doze alunos do 3º ano do Ensino Médio. Na particular, foram ouvidos 7 alunos. O trabalho privilegiou a realização de entrevistas coletivas, ou seja, os jovens foram ouvidos em seu grupo escolar. O estudo evidencia a complexa interface juventude e escola, em sua diversidade e potencialidade.
Downloads
Submeto(emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da Revista do ICH, e concordo(amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o(s) autor(es), empresas, instituições ou indivíduos.
I (We) submit the presented article, an original text, to the evaluation of the Revista do ICH, and agree that its referring copyrights will become the exclusive property of the PUC Minas Publishing House, with any reproduction, either in full or in part, being forbidden in any other form or means of printed or electronic communication without the request for prior necessary written authorization to be obtained from the said Publishing House. I (We) also declare that there is no conflict of interests between the subject matter and the author (s), companies, institutions or individuals.