A música barroca mineira: uma proposta de intervenção pedagógica acerca da diversidade cultural
Resumo
O progresso técnico não é o bastante para assegurar o progresso social da humanidade. A hipervalorizarão das ciências vem ofuscando o papel vital do desenvolvimento social, e o bem-estar dos homens, em sentido coletivo, tornou-se cada vez mais secundário diante da necessidade de se impulsionar os avanços científicos garantidores de benefícios às camadas elitizadas das sociedades.Através da educação, torna-se possível desenvolver a consciência de cidadania, a autoestima social elevada e a capacidade de questionamento e intervenção dos sujeitos históricos em suas realidades, propensas à constante dominação. É, antes de qualquer coisa, o entendimento da composição das coletividades aquilo o que conscientiza e estimula ação em âmbito plural. Em umas das disciplinas de Estágio Supervisionado ministradas aos alunos do curso de História da PUC Minas, foi elaborada uma proposta de intervenção pedagógica baseada na criação de materiais didáticos voltados à abordagem das diversidades presentes no Brasil. O presente artigo apresenta a proposta de material desenvolvida para abordar a música barroca produzida em Minas Gerais durante o período colonial, notável por demonstrar, nas composições, peculiaridades representativas da diversidade cultural regional.
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