A música barroca mineira: uma proposta de intervenção pedagógica acerca da diversidade cultural

  • Carolina Minardi de Carvalho

Resumo

O progresso técnico não é o bastante para assegurar o progresso social da humanidade. A hipervalorizarão das ciências vem ofuscando o papel vital do desenvolvimento social, e o bem-estar dos homens, em sentido coletivo, tornou-se cada vez mais secundário dian­te da necessidade de se impulsionar os avanços científicos garantidores de benefícios às camadas elitizadas das sociedades.Através da educação, torna-se possível desenvolver a consciência de cidadania, a autoestima social elevada e a capacidade de questionamento e intervenção dos sujeitos históricos em suas realidades, propensas à constante dominação. É, antes de qualquer coisa, o entendimento da composição das coletividades aquilo o que conscientiza e estimula ação em âmbito plural. Em umas das disciplinas de Estágio Super­visionado ministradas aos alunos do curso de História da PUC Minas, foi elaborada uma proposta de intervenção pedagógica baseada na criação de materiais didáticos voltados à abordagem das diversidades presentes no Brasil. O presente artigo apresenta a proposta de material desenvolvida para abordar a música barroca produzida em Minas Gerais duran­te o período colonial, notável por demonstrar, nas composições, peculiaridades representa­tivas da diversidade cultural regional.

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Publicado
02-12-2012
Seção
Iniciação à Pesquisa