O gênero memorial e a validação do “saber da experiência”: três perspectivas sobre uma prática docente bem sucedida

  • Ev’Ângela Batista Rodrigues de Barros PUC Minas.
  • Girlene Rodrigues de Souza Universidade Federal de Minas Gerais
  • Raiane Chaves da Rocha PUC Minas.
Palavras-chave: Formação de Professores da Educação Básica, Ensino de língua materna, Memorial.

Resumo

Bakhtin (2003, p. 282) afirma que “a língua penetra na vida através dos enunciadosconcretos que a realizam, e é também através dos enunciados concretos que a vidapenetra na língua”. Há gêneros que retratam a vida de forma mais acurada, como o“memorial”. No âmbito do PIBID (CAPES/ PUC Minas), buscamos manter efetivainterlocução entre ensino superior e educação básica, com objetivo de avaliarestratégias positivas de ensino e de, proativamente, construir com os participantesnovos contextos de aprendizagem, em que se percebam pensantes, capazes designificar, (re)construir sentidos e escrever prazerosamente, em que osconhecimentos formais constituam meio (e não fim) para o desenvolvimento dehabilidades e competências. Um diagnóstico realizado nas escolas parceirasdetectou grande dificuldade em relação a competências de leitura e escrita por partedos alunos do ensino médio. Como proposta de intervenção, a equipe da Letras tempromovido ações para o aprimoramento de competências comunicativas dosenvolvidos, utilizando diferentes possibilidades de ensino de Língua Portuguesa.Para fundamentar os três subprojetos de intervenção (crônicas; memorial; jornalmural), buscou-se aporte teórico sobre gêneros (Bakhtin, 2003; Dionísio et ali, 2010;Koch 2003, Costa Val, 2004; Prado e Soligo, 2007; entre outros). Aqui se destaca osubprojeto "Memorial” – tanto pela qualidade do material produzido, quanto pelapossibilidade formativa e grau de autonomia de pesquisa exigida. Alunos do 3º ano,contaram sobre pessoas, momentos e fatos que marcaram suas vidas, e, aliando auma manifestação artística, ilustraram seus registros com obras de arte com que seidentificassem. Respaldaram este projeto: a) a crença na relevância de os sujeitosse dizerem, refletirem sobre sua trajetória de formação; b) o registro e seu poder deperenizar o relatado, potencializando transformação em interdiscursos que sepodem cruzar e consolidar maneira nova de ver/fazer algo; c) o valor da escritacomo ferramenta indispensável à interação consigo e com o outro, e da narrativacomo forma de (re)construção identitária.

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Biografia do Autor

Ev’Ângela Batista Rodrigues de Barros, PUC Minas.
Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, e em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerais, com Mestrado em Letras pela UFMG (1992) e Doutorado em Estudos Linguísticos - UFMG (2006). Atualmente é professora Adjunta IV da PUC Minas, atuando principalmente nas seguintes áreas: morfologia, sintaxe, leitura e produção textual, sociolinguística, alfabetização e letramento. Integrante do corpo docente de diversos cursos de Pós Graduação Lato Sensu - Alfabetização e Letramento (Unincor), Leitura e Produção de Texto (IEC-PUCMinas/Betim), Leitura, Escrita e Gramática (IEC), Revisão de Textos (Prepes, presencial e virtual); Ensino de Língua Portuguesa e Práticas Escolares de Alfabetização e Letramento (ambos do Prepes). Coordenadora do Curso de Especialização Lato sensu Gramática da Língua Portuguesa, do curso presencial de Revisão de Textos (IEC) e do Prepes semipresencial de Ensino de Língua Portuguesa. Coordenadora de Estágios do curso de Letras - PUC-SG de 2007 a 2010, membro do Colegiado do Curso de Letras SG no período 2005 a 2008. Participou da equipe de projeto estruturador da SEE-MG, com a orientação de docentes via blogs eletrônicos - PDP, de 2007 a 2010. Coordena Projeto de Extensão da PUCMinas - Escola Integrada - em parceria com SMED/PBH. Atuante na educação básica (ensino médio) até 2011. Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do PIBID PUCMInas (Projeto Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência), em parceria com a Capes. Membro do Comitê Gestor de Formação Inicial e Continuada de Professores da PUCMinas. Coordenadora adjunta do CESPUC - Centro de Estudos Luso-Afro-Brasileiros da PUC Minas.
Girlene Rodrigues de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais
Possui graduação em Letras (2000) e atualmente cursa o Mestrado Profissional, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como professora de Língua Portuguesa do Ensino médio e do Ensino Fundamental na rede pública estadual de Minas Gerais.
Raiane Chaves da Rocha, PUC Minas.
Possui graduação em Turismo, Gestão Hoteleira, Turismo e Lazer pelo centro universitário UNA(2006) e especialização pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2010). Atualmente é Professora de Espanhol do Colégio Santa Cruz GT. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.
Publicado
01-06-2015