Heterogeneidade discursiva marcada e representações: “eus” discursivos na autoconfrontação simples

  • Karine Correia dos Santos de Oliveira PUC Minas.
  • Juliana Alves Assis PUC Minas.
Palavras-chave: Referência pessoal, Trabalho docente, Heterogeneidade discursiva, Representações sociais.

Resumo

O objetivo deste artigo é explicar as diferentes funções enunciativas das formas dereferência pessoal dos “eus”, focalizando a marcação da heterogeneidadediscursiva, a partir da proposta de Authier-Revuz (1990). Na tentativa de estabelecerdiálogos, o processo referencial foi estudado a partir autores de campos diferentes.(KOCH, 1998, 2004; MONDADA e DUBOIS, 2003; MARCUSCHI, 2004, 2005;MATENCIO e SILVA, 2005). A metodologia da pesquisa é qualitativa do tipo estudode caso, conforme Erickson (1989), Flick (2005) e Denzin e Lincoln (2006). A partirdo método autoconfrontação simples, valendo-se da proposta de Clot (2006, 2010),uma professora de língua portuguesa assistiu a um vídeo com cenas de três dassuas aulas, acompanhadas e filmadas no contexto da etapa de vivência em campo.Esse método coletado/gerado funcionou como um mecanismo de verbalização dereflexões sobre as vivências profissionais. Dessa maneira, este artigo volta-se parauma análise de algumas formas de referência pessoal, entendidas comosinalizadoras de marcas de concepções/representações sociais, na perspectiva deMoscovici (2003), sobre o trabalho do professor de língua portuguesa. Assim, aanálise dos dados permitiu flagrar um conjunto de pistas sobre representaçõessociais da atuação profissional, a partir de diferentes sujeitos discursivosmobilizados pelo discurso analisado.

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Biografia do Autor

Karine Correia dos Santos de Oliveira, PUC Minas.
Possui Graduação em Letras (Língua Portuguesa e Espanhola) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010), Especialização em Leitura e Produção de Textos (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012), Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Letras/Linguísitca e Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013). Atualmente, Doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pela PUC Minas, Bolsista de pesquisa CAPES I, Editora da Revista de divulgação científica ContraPonto (PUC Minas) e Pesquisadora em formação vinculada ao grupo de pesquisa "Leitura e escrita no ensino médio: demandas para a ação e a formação de professores, caminhos para novas práticas" coordenado pela Prof. Dra. Juliana Assis (PUC Minas).
Juliana Alves Assis, PUC Minas.
Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1983), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Professora Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), atuando na graduação e na pós-graduação em Letras. Foi chefe do Departamento de Letras e coordenadora do Colegiado de Coordenação Didática do Curso de Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, de 1/2/2008 a 31/1/2011. É líder do Grupo de Pesquisa, cadastrado no CNPq, Práticas formativas e profissionais: identidades e representações nos discursos . Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso e Linguística Textual, em diálogo com abordagens interacionistas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas de ensino/aprendizagem de leitura e de escrita acadêmicas, tecnologia digital e processos formativos. Realizou estágio de pós-doutoramento na Université Stendhal - Grenoble 3/França em 2011, desenvolvendo pesquisa sobre o processo a escrita acadêmica e sua relação com as representações sociais dos estudantes, tendo em vista as discussões sobre a didática da escrita e o letramento universitário. É bolsista de produtividade do CNPq - nível 2.
Publicado
01-06-2015