A distribuição geográfica do tráfico de drogas em belo horizonte e suas correlações espaciais

  • Nina Ferraz Tolentino PUC Minas.
  • Alexandre Magno Alves Diniz PUC Minas.
Palavras-chave: Geografia do Crime, Crime, Violência, Tráfico de Drogas, Análise Espacial, SIG.

Resumo

O aumento da violência ao longo dos anos fez com que o crime se tornasse umadas principais causas de preocupação nos grandes centros urbanos. Assim, acriminalidade tornou-se uma dos problemas que acompanham o crescimento dasmetrópoles. Nesse contexto, o tráfico de drogas tem se destacado por estardiretamente ligado a outros crimes como o uso de drogas, homicídios e roubos, epor possuir uma lógica e distribuição passíveis de serem identificadas. Tendo emvista os fatores expostos, este trabalho tem por objetivo mapear os pontos de tráficode drogas no município de Belo Horizonte, correlacionando-os com formas de uso eocupação do solo e equipamentos urbanos. Para tal, o estudo se baseou emanálises processadas a partir da utilização do SIG, que contou com informaçõesgeorreferenciadas das ocorrências criminais registradas pela Polícia Militar mineira,entre 2007 e 2011. Com o auxílio do software ArcGIS, sobremaneira da ferramentaPoint Density, foi possível calcular a densidade do fenômeno no espaço,identificando-se os locais com maior concentração das ocorrências e suascorrelações. Os resultados demonstraram um crescimento gradativo do tráfico dedrogas e uma maior concentração em áreas circunvizinhas a algumas vilas efavelas. Com isso, o uso de ferramentas analíticas disponibilizadas pela ciênciageográfica pode ajudar os gestores da segurança pública no planejamento de suasintervenções no espaço, de modo a auxiliar na prevenção contra a atividadecriminal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nina Ferraz Tolentino, PUC Minas.
Graduada em Geografia pela PUC Minas. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geoprocessamento, Meio Ambiente, Geografia do Crime, Estudos Urbanos e Regionais.
Alexandre Magno Alves Diniz, PUC Minas.
Possui Graduação em Publicidade e Propaganda pela PUCMinas (1990), Mestrado em Geografia - Kansas State University (EUA) (1994), Doutorado em Geografia - Arizona State University (EUA) (2002) e Pós-Doutorado em Geografia - McGill University (Canadá) (2009). Atualmente é professor adjunto IV do Programa de Pós-Graduação em Geografia da PUCMinas. Tem experiência na área de Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia do Crime e da Violência, Geografia Urbana e Geografia Regional. A partir de março de 2010 passou a coordenar o Programa de Pós-Graduação em Geografia da PUCMinas.
Publicado
01-06-2015