A distribuição geográfica do tráfico de drogas em belo horizonte e suas correlações espaciais
Resumo
O aumento da violência ao longo dos anos fez com que o crime se tornasse umadas principais causas de preocupação nos grandes centros urbanos. Assim, acriminalidade tornou-se uma dos problemas que acompanham o crescimento dasmetrópoles. Nesse contexto, o tráfico de drogas tem se destacado por estardiretamente ligado a outros crimes como o uso de drogas, homicídios e roubos, epor possuir uma lógica e distribuição passíveis de serem identificadas. Tendo emvista os fatores expostos, este trabalho tem por objetivo mapear os pontos de tráficode drogas no município de Belo Horizonte, correlacionando-os com formas de uso eocupação do solo e equipamentos urbanos. Para tal, o estudo se baseou emanálises processadas a partir da utilização do SIG, que contou com informaçõesgeorreferenciadas das ocorrências criminais registradas pela Polícia Militar mineira,entre 2007 e 2011. Com o auxílio do software ArcGIS, sobremaneira da ferramentaPoint Density, foi possível calcular a densidade do fenômeno no espaço,identificando-se os locais com maior concentração das ocorrências e suascorrelações. Os resultados demonstraram um crescimento gradativo do tráfico dedrogas e uma maior concentração em áreas circunvizinhas a algumas vilas efavelas. Com isso, o uso de ferramentas analíticas disponibilizadas pela ciênciageográfica pode ajudar os gestores da segurança pública no planejamento de suasintervenções no espaço, de modo a auxiliar na prevenção contra a atividadecriminal.Downloads
Submeto(emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da Revista do ICH, e concordo(amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o(s) autor(es), empresas, instituições ou indivíduos.
I (We) submit the presented article, an original text, to the evaluation of the Revista do ICH, and agree that its referring copyrights will become the exclusive property of the PUC Minas Publishing House, with any reproduction, either in full or in part, being forbidden in any other form or means of printed or electronic communication without the request for prior necessary written authorization to be obtained from the said Publishing House. I (We) also declare that there is no conflict of interests between the subject matter and the author (s), companies, institutions or individuals.