Memória na prática discente: um estudo em sala de aula do curso de licenciatura em educação do campo da ufmg
Resumo
Este artigo diz respeito a uma pesquisa de mestrado realizada entre 2010 e 2012, naUniversidade Federal de Minas Gerais. O espaço onde foi realizada é o Curso deLicenciatura em Educação do Campo, da Faculdade de Educação. O objetivo geraldeste estudo foi compreender o fenômeno da memória, com foco na evocação daslembranças de história de vida, durante as aulas lecionadas para a Turma 2010. Oreferencial teórico que nos serviu de base é composto por diversos autores, sendoutilizado o conceito de memória em Henri Bergson. O trabalho de campo, realizadoentre fevereiro e março de 2011, consistiu na observação das aulas, anotações emdiário de campo e gravações em áudio. Também foram utilizados os memoriaisproduzidos pelos estudantes. O estudo dos dados possibilitou a identificação de 06categorias de lembranças relacionadas, sobretudo, à vida em família e emcomunidade. A observação das evocações de lembranças em sala de aulapossibilitou a construção de um diagrama analítico, que expõe a estrutura dofenômeno como foi compreendido pela pesquisadora. Os resultados tambémdemonstraram a utilização das evocações de lembranças, como forma de trazer àluz do presente os desafios enfrentados pelos estudantes em sua trajetória de vida,dialogando estes dados com os conteúdos das aulas assistidas em busca derespostas para o passado e de direções para o futuro. A partir destes resultados, épossível visualizar a concretização de alguns princípios da área, como amanutenção das identidades camponesas, a construção de grades curriculares quedialoguem com a vida prática dos estudantes e a abertura ao protagonismo dossujeitos no processo de ensino-aprendizagem.Downloads
Submeto(emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da Revista do ICH, e concordo(amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o(s) autor(es), empresas, instituições ou indivíduos.
I (We) submit the presented article, an original text, to the evaluation of the Revista do ICH, and agree that its referring copyrights will become the exclusive property of the PUC Minas Publishing House, with any reproduction, either in full or in part, being forbidden in any other form or means of printed or electronic communication without the request for prior necessary written authorization to be obtained from the said Publishing House. I (We) also declare that there is no conflict of interests between the subject matter and the author (s), companies, institutions or individuals.