Memória na prática discente: um estudo em sala de aula do curso de licenciatura em educação do campo da ufmg

  • Michelle Viviane Godinho Corrêa Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Palavras-chave: Memória, História de Vida, Ensino e Aprendizagem, Formação de Professores, Educação do Campo.

Resumo

Este artigo diz respeito a uma pesquisa de mestrado realizada entre 2010 e 2012, naUniversidade Federal de Minas Gerais. O espaço onde foi realizada é o Curso deLicenciatura em Educação do Campo, da Faculdade de Educação. O objetivo geraldeste estudo foi compreender o fenômeno da memória, com foco na evocação daslembranças de história de vida, durante as aulas lecionadas para a Turma 2010. Oreferencial teórico que nos serviu de base é composto por diversos autores, sendoutilizado o conceito de memória em Henri Bergson. O trabalho de campo, realizadoentre fevereiro e março de 2011, consistiu na observação das aulas, anotações emdiário de campo e gravações em áudio. Também foram utilizados os memoriaisproduzidos pelos estudantes. O estudo dos dados possibilitou a identificação de 06categorias de lembranças relacionadas, sobretudo, à vida em família e emcomunidade. A observação das evocações de lembranças em sala de aulapossibilitou a construção de um diagrama analítico, que expõe a estrutura dofenômeno como foi compreendido pela pesquisadora. Os resultados tambémdemonstraram a utilização das evocações de lembranças, como forma de trazer àluz do presente os desafios enfrentados pelos estudantes em sua trajetória de vida,dialogando estes dados com os conteúdos das aulas assistidas em busca derespostas para o passado e de direções para o futuro. A partir destes resultados, épossível visualizar a concretização de alguns princípios da área, como amanutenção das identidades camponesas, a construção de grades curriculares quedialoguem com a vida prática dos estudantes e a abertura ao protagonismo dossujeitos no processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Michelle Viviane Godinho Corrêa, Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente cursa doutorado na USP e é professora da rede particular de ensino. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, educação do campo, fenomenologia, formação de professores e história oral.