Chamada para publicação - Revista Scripta (PUC Minas) - vol. 28, nº 63

22-12-2023

Análise do Discurso

Considerada a multiplicidade e a heterogeneidade de discursos, formulados e postos em circulação por e em diferentes textualidades na contemporaneidade, frente à emergência de novas tecnologias da informação, que vem instaurando novas discursividades, tornam-se  necessários trabalhos com temas e/ou objetos que oportunizam problematizar a relação entre sujeito, sentido e sociedade, a partir de uma perspectiva  que se abre para pensar a heterogeneidade dos sentidos, a incompletude da linguagem e, nessa medida, reconhecer a possibilidade de uma pluralidade de gestos de leituras para tais discursividades.

 

É, com esse olhar, que o número 63 da SCRIPTA, dedicado à Análise do Discurso, filiada ao pensamento pecheuxtiano, propõe-se reunir  estudos que privilegiam reflexões que se voltam para trabalhar em suas articulações teóricas e/ou analíticas com questões e/ou objetos que se abrem para pensar discursivamente a questão do funcionamento da linguagem.

 

Nesta direção, aceitaremos artigos que proponham diferentes modos de enlaçamento na relação entre  a movência e as nuances de sentidos; a opacidade da língua e do discurso; os arquivos e os gestos de leituras possíveis, entre outros. Enfim, artigos que reconheçam o heterogêneo, o dissonante, o fragmentário, o descontínuo, o marginal, o provisório como constitutivos da linguagem.

Assim, sob esse enquadre, para efeito de sugestão, propõem-se alguns recortes temáticos que poderiam contemplar a discussão do presente dossiê:

  • Discurso, ressonância e disputa de sentidos: uma escuta ao heterogêneo
  • Explosão de discursividades na contemporaneidade e as novas tecnologias de informação e de conhecimento
  • Subjetividades e discurso na contemporaneidade
  • Circulação de sentidos, redes de memória e acontecimento discursivo
  • Opacidade do texto e o trabalho de leitura

 Organizadoras ·        

Profa. Dra. Daniella Lopes Dias Ignácio Rodrigues (PUC Minas) 

Profa. Dra. Jane Quintiliano Guimaraes Silva (PUC Minas) 

Profa. Dra. Verli Fatima Petri Da Silveira (UFSM)


Outras informações importantes:

2) Normas para submissão: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/about/submissions

3) Período de submissão:  10/01/2024 a 30/04/2024, pelo sistema eletrônico de editoração de periódicos: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta.

4) O texto deve ser submetido nas seções artigo, resenha, entrevista, conforme o caso. O proponente deve inserir mensagem ao editor com os seguintes dizeres: texto enviado para a revista vol. 28 no. 63.

5)     Previsão de publicação: Agosto de 2024.

6) Os proponentes podem ser doutores, mestres, doutorandos e mestrandos. Não serão aceitos textos de graduandos.

7) A submissão no sistema deve apresentar todas as informações solicitadas.  Não serão autorizadas inserções de dados de autores que não tenham sido cadastrados no ato da submissão.

8) O arquivo com o texto da submissão não deve ter os nomes dos autores.