Chamada para publicação – Revista Scripta (PUC Minas) Vol. 28 n. 64

23-12-2023

Tema: Percursos teórico-críticos e diferentes modos de leitura das literaturas africanas de língua portuguesa

 

Este número da  Scripta pretende reunir reflexões e leituras de pesquisadores que revisitam ou acrescentam contribuições ao pensamento teórico e crítico acerca das literaturas africanas de língua portuguesa produzido nos últimos anos.   

Algumas perspectivas se destacam no pensamento teórico e crítico sobre essas literaturas, tais como os cruzamentos entre os conceitos de modernidade, tradição, racionalidade, animismo, escrita, oratura, oralidade e oralitura.  

Elas têm sido também abordadas a partir de linhas reflexivas que, entrelaçando sistemas de valores e saberes por vezes distintos, fundamentam-se em frentes de pensamento que tanto podem se amparar nos estudos culturais, buscar apoio nos estudos pós-coloniais, dialogar com os estudos decoloniais, ou ainda, enveredar-se pelo comparatismo literário, seja por meio dos estudos de literaturas africanas comparadas, de investigações sobre as relações entre literatura, artes visuais e música, ou da incorporação de outros conceitos, como o de gênero em suas várias perspectivas, o de cânone, o de literatura mundo/mundial. Outras abordagens se orientam pelo estudo da instituição literária desses sistemas, ao estudar modos de edição, circulação do livro e práticas de tradução, fazendo uma abertura para redes transnacionais e translinguísticas que permitem, também, uma abertura às humanidades ambientais e aos estudos de ecocrítica.

Que abordagens teórico-críticas têm sido buscadas para pensar a complexidade das produções artísticas e literárias africanas de língua portuguesa na atualidade? Como essas abordagens têm respondido a essa complexidade? Como elas lidam com textos oriundos de sistemas artísticos e literários diferentes, transcendendo as fronteiras existentes entre eles? Que percepções têm sido arroladas para sustentar e justificar as diferenças e os diálogos entre os sistemas literários e artísticos africanos num enquadramento simultaneamente local e global? Como ler criticamente hoje as literaturas africanas?  

Em função do debate proposto por este número da Scripta, aceitam-se artigos que reflitam sobre as literaturas africanas de língua portuguesa a  partir dos seguintes eixos temáticos:

  • Modernidade e tradição.
  • Racionalidade e animismo.
  • Escrita, oratura, oralidade e oralitura.  
  • Literatura e estudos culturais.
  • Estudos pós-coloniais.
  • Estudos decoloniais.
  • Literaturas africanas comparadas.
  • Relações entre literatura, artes visuais e música.
  • Estudos de género em suas várias perspectiva.
  • Cânone literário.
  • Literatura mundo/mundial. 
  • Edição, circulação do livro e práticas de tradução.
  • Ecocrítica.

Organizadoras:      

Ana Mafalda Leite (Universidade de Lisboa)

Terezinha Taborda Moreira (PUC Minas)



Outras informações importantes:

2) Normas para submissão: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/about/submissions

3) Período de submissão:  10/04/2024 a 15/07/2024, pelo sistema eletrônico de editoração de periódicos: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta.

4) O texto deve ser submetido nas seções artigo, resenha, entrevista, conforme o caso. O proponente deve inserir mensagem ao editor com os seguintes dizeres: texto enviado para a revista vol. 28 no. 64.

5)     Previsão de publicação: Dezembro de 2024.

6) Os proponentes podem ser doutores, mestres, doutorandos e mestrandos. Não serão aceitos textos de graduandos.

7) A submissão no sistema deve apresentar todas as informações solicitadas.  Não serão autorizadas inserções de dados de autores que não tenham sido cadastrados no ato da submissão.

8) O arquivo com o texto da submissão não deve ter os nomes dos autores.