A valorização da alteridade em Pequenos burgueses, de Carlos de Oliveira
Resumo
O trabalho procura demonstrar inicialmente que a univocidade e o monologismo são procedimentos naturais do discurso veiculado pelo Neo-realismo - usuário de uma pedagógica ironia retórica que busca a consciência de classe para que surjam os transformadores "heróis coletivos". Analisa-se em seguida Pequenos burgueses, de Carlos de Oliveira, narrativa de construção fragmentária, construída como contestação. Procura-se demonstrar que o fingimento e os jogos de enganos são também artifícios de ironia retórica e caracterizam as relações entre as personagens do romance. E que nas histórias de Mestre Horácio, que se constituem como enunciados encaixados e como uma enunciação en abyme no texto, usa-se a ironia romântica e seus elementos - o fantástico, a exibição da narrativa como narrativa, a auto-referencialidade, a trapaça (des)mistificada, o espelhamento e a auto-paródia. Conclui-se que a narrativa torna-se assim muito mais revolucionária que o Neo-realismo tradicional, pois realmente valoriza a capacidade de percepção do receptor e, portanto, a alteridade.Downloads
Referências
ALMANSI, Guido. L'affaire mystérieuse de l'abominable tongue-in-cheek. Poétique, n. 36, p. 413-426. Paris, nov. 1978. (existe tradução do grupo que estuda a ironia e o humor na literatura, sob coordenação da Profa. Lélia Parreira Duarte)
BOURGEOIS, René. L'ironie romantique. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble, 1974.
LOSA, Margarida. O herói: In: O Vértice. Lisboa, 1996.
NIETZSCHE, Friendrich. Sobre a verdade e a mentira em sentido extra-moral. Obras incompletas. In: Os pensadores. 3. ed. São Paulo: Abril, 1983.
OLIVEIRA, Carlos de. Pequenos burgueses. 6. ed. Lisboa: Sá da Costa, 1978.
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