A valorização da alteridade em Pequenos burgueses, de Carlos de Oliveira

  • Lélia Pereira Duarte PUC Minas
Palavras-chave: Univocidade, Monologismo, Pequenos burgueses, Carlos de Oliveira.

Resumo

O trabalho procura demonstrar inicialmente que a univocidade e o monologismo são procedimentos naturais do discurso veiculado pelo Neo-realismo - usuário de uma pedagógica ironia retórica que busca a consciência de classe para que surjam os transformadores "heróis coletivos". Analisa-se em seguida Pequenos burgueses, de Carlos de Oliveira, narrativa de construção fragmentária, construída como contestação. Procura-se demonstrar que o fingimento e os jogos de enganos são também artifícios de ironia retórica e caracterizam as relações entre as personagens do romance. E que nas histórias de Mestre Horácio, que se constituem como enunciados encaixados e como uma enunciação en abyme no texto, usa-se a ironia romântica e seus elementos - o fantástico, a exibição da narrativa como narrativa, a auto-referencialidade, a trapaça (des)mistificada, o espelhamento e a auto-paródia. Conclui-se que a narrativa torna-se assim muito mais revolucionária que o Neo-realismo tradicional, pois realmente valoriza a capacidade de percepção do receptor e, portanto, a alteridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMANSI, Guido. L'affaire mystérieuse de l'abominable tongue-in-cheek. Poétique, n. 36, p. 413-426. Paris, nov. 1978. (existe tradução do grupo que estuda a ironia e o humor na literatura, sob coordenação da Profa. Lélia Parreira Duarte)

BOURGEOIS, René. L'ironie romantique. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble, 1974.

LOSA, Margarida. O herói: In: O Vértice. Lisboa, 1996.

NIETZSCHE, Friendrich. Sobre a verdade e a mentira em sentido extra-moral. Obras incompletas. In: Os pensadores. 3. ed. São Paulo: Abril, 1983.

OLIVEIRA, Carlos de. Pequenos burgueses. 6. ed. Lisboa: Sá da Costa, 1978.

Publicado
21-03-1997
Como Citar
Duarte, L. P. (1997). A valorização da alteridade em Pequenos burgueses, de Carlos de Oliveira. Scripta, 1(1), 62-72. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/10143
Seção
Parte 1 - Diversa