A contramodernidade romântica de Joaquim de Sousândrade
Resumo
Este trabalho pretende analisar a obra "romântica" do escritor brasileiro Joaquim de Sousândrade, tendo em vista os traços nela presentes caracterizadores de uma suposta contramodernidade.Downloads
Referências
CAMPOS, Augusto e Haroldo de. ReVisão de Sousândrade; textos críticos, antologia, glossário e bibliografia. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
CAMPOS, Haroldo de. O seqüestro do barroco na formação da literatura brasileira; o caso Gregório de Mattos. Salvador: FCJA, 1989.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira. 7. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1993. 2v.
CARPEAUX, Otto Maria. Literatura alemã. São Paulo: Nova Alexandria, 1994.
HERDER, J. G. Também uma filosofia da história para a formação da humanidade. Trad. José M. Justo. Lisboa: Antígona, 1995.
HOLLANDA, Heloisa Buarque de (Org.). Tendências e impasses. O feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
PAZ, Octavio. Signos em rotação. Trad. Sebastião Uchoa Leite. São Paulo: Perspectiva, 1990.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".