Paisagens com desassossego
Resumo
O artigo busca ler a representação de Lisboa no Livro do desassossego,de Bernardo Soares (Fernando Pessoa), para verificar como éengendrada a legibilidade da cidade, a presença mais encorpada no livro,q ue o sujeito "narrador" vê da janela do seu quarto da rua dosDouradores. Em oposição à geometria da Baixa Pombalina, o eu fragmentado,nesse espaço da exclusão voluntária, lê a cidade como lugardo desassossego do homem moderno, desligado da experiência da tradição.Em desconti nuidade com o espaço urbano racionalizado, o sujeitobusca sentidos para o sonho e faz paisagens com o que sente. Colocandoa cidade além do bem e do mal, para usar a idéia de Carl SchorskeCA idéia de cidade no pensamento europeu de Voltaire a Spengler"),o eu enfrenta a realidade urbana em termos subjetivos e podedeclarar: ''A minha consciência da cidade é, por dentro, a minha consciênciade mim". A questão se proj eta nos dois poemas "Lisbon revisited",de Álvaro de Campos.Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. La poétique de l'espace. Paris: PUF, 1970.
BARRENTO, João. Figuras da modernidade na poesia urbana; de Baudelarie a Pessoa In: BARRENTO, João. O espírito de Sócrates. Lisboa: Presença, 1987.
ELIAS, Eduardo de Oliveira. Escritura urbana; invasão da forma, evasão do sentido. São Paulo: Perspectiva, 1989.
GENETTE, Gérard. Espace et langage. In: GENNETE, Gérard. Figures. Paris: Seuil, 191966.
LOURENÇO, Eduardo. Fernando, rei da nossa Baviera. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1986.
PERRONE-MOYSÉS, Leyla. Introdução ao desassossego. In: PESSOA, Fernando. Livro do desassossego por Bernardo Soares. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.
PESSOA, Fernando. Livro do desassossego por Bernardo Soares. Recolha e transcrição dos textos Maria Aliete Galhoz e Teresa Sobral. Pref. e org. Jacinto do Prado Coelho. Lisboa: Ática, 1982.
PESSOA, Fernando. Obra completa III; poesias de Álvaro de Campos. Lisboa: Ática, 1958.
SCHORSKE, Carl. La idea de ciudad en la pensamiento europeo; de Voltaire a Spengler. Punto de Vista. , Buenos Aires, n. 30, jul./out. 1987.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".